O Riacho Fundo II foi a cidade escolhida para receber a 59ª edição do programa GDF Mais Perto do Cidadão. Com estrutura montada no Quadrado Cultural, o evento reuniu entre sexta (5) e sábado (6) serviços gratuitos à população da cidade.
Esta edição contou com os principais projetos da Secretaria de Justiça e Cidadania (Sejus) — que faz a gestão do programa —, como inscrição para o Casamento Comunitário, atendimentos psicológicos do Direito Delas — voltado para vítimas de violência doméstica — e cursos do Nasce uma Estrela, que prepara gestantes e mães para a chegada de seus herdeiros.
Cadastro para castração e vacinação de animais, atendimentos do Na Hora, da Defensoria Pública do DF e da Polícia Civil do DF, serviços das secretarias de Saúde (SES) e de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Renda (Sedet), ações educativas do Brasília Ambiental e do Departamento de Trânsito do DF e apresentação musical completaram a oferta disponível nos dois dias.
O secretário-executivo de Justiça e Cidadania, Jaime Santana, destacou que desde a criação, em 2019, foram cerca de 300 mil atendimentos beneficiando aproximadamente 3 mil pessoas por dia em cada edição. “É um projeto que orgulha muito a Secretaria de Justiça por estar trazendo todos os nossos projetos e de outros órgãos para a população. Já passamos por todas as regiões administrativas oferecendo os serviços do governo. Então o morador pode vir aqui com uma facilidade maior e por demanda espontânea”, ressaltou.
Moradora do Riacho Fundo II, a autônoma Raquel de Araújo aproveitou a ida ao evento para dar um passo para realizar um sonho: a oficialização da união com o noivo. Pedida em casamento este ano, ela se inscreveu no programa Casamento Comunitário, que oferece a cerimônia gratuitamente para a população do DF.
“Eu acho maravilhoso. É uma oportunidade para quem não tem condição. Vim atrás da inscrição para poder me casar. Eu já estava atrás de tudo, juntando dinheiro para pagar tudo, mas ainda estava muito distante. Agora eu vou poder investir para arrumar a casa, comprar umas coisinhas e fazer uma comemoração para fechar com chave de ouro”.
Além da inscrição, a mulher ainda fez a nova identidade nacional. “A minha identidade estava antiga, então eu vim atrás de fazer também”. Ela elogiou a iniciativa: “É uma oportunidade muito boa e cada pessoa aqui é merecedora desses serviços”.
Oferta diversificada
O autônomo João Pedro da Costa Silva trouxe a família toda para curtir o GDF Mais Perto do Cidadão. Os filhos ficaram brincando na área de lazer, com xadrez, pula-pula e quadriciclo, enquanto ele dava um tapa no visual e vacinava o cachorro da família. “Fiquei sabendo do evento em grupo. Vim para trazer meu cachorro para tomar vacina e estou aproveitando tudo aqui, como o corte de cabelo e o espaço para os meninos brincarem”, contou.
A dona de casa Maria da Conceição da Silva Moraes aproveitou o sábado para fazer a identidade dos dois filhos na carreta da Polícia Civil do Distrito Federal (PCDF), sem marcação e perto de sua residência. “É uma grande oportunidade para quem não tem tempo para sair. E esse evento proporcionou essa oferta perto de casa, é maravilhoso”, disse.
Já a dona de casa Maria da Conceição da Silva Moraes aproveitou o sábado parar fazer a identidade dos dois filhos na carreta da Polícia Civil do Distrito Federal (PCDF), sem marcação e perto de sua residência. “É uma oportunidade grande para quem não tem tempo para sair. E esse evento proporcionou essa oferta perto de casa, é maravilhoso”, afirmou.
Por Gazeta do DF
Fonte Agência Brasília
Foto: Joel Rodrigues/Agência Brasília