Ter inteligência emocional é fundamental para o sucesso no trabalho e na vida pessoal. Aqueles que a possuem tendem a ser mais engajados, satisfeitos e produtivos. O conceito de inteligência emocional se divide em quatro domínios principais: autoconsciência, autogestão, consciência social e gestão de relacionamentos. Cada um desses domínios abriga competências específicas que são características de pessoas com alta inteligência emocional.
De acordo com Daniel Goleman, escritor, psicólogo e colunista do CNBC, essas competências incluem desde a autoconsciência emocional até a gestão de conflitos e liderança inspiradora. Para identificar se você possui essas habilidades, observe se as seguintes frases fazem parte do seu vocabulário diário. Elas são indicativos claros de inteligência emocional e podem ajudar a melhorar o ambiente de trabalho e a qualidade das interações pessoais.
Veja as 12 frases abaixo
1.”Eu posso lidar com isso”
Competência: Autogestão (Autocontrole)
Manter as emoções sob controle em momentos de estresse é essencial para a autogestão. Quem tem essa competência consegue rapidamente se recuperar de situações adversas.
2. “Eu posso melhorar e você também”
Competência: Autogestão (Visão positiva)
Acreditar que todos podem melhorar com prática e orientação demonstra uma visão positiva, crucial para enfrentar desafios.
3. “Estou empolgado com essa mudança”
Competência: Autogestão (Adaptabilidade)
Adaptar-se a novas situações e aprender novas formas de agir são habilidades vitais para lidar com incertezas.
4. “Isso é o que realmente importa”
Competência: Autogestão (Orientação para realização)
Manter o foco nos objetivos principais, mesmo com as distrações do dia a dia, é crucial para alcançar o sucesso.
5. “Eu tenho esses pensamentos porque…”
Competência: Autoconsciência
Entender o que desencadeia suas emoções e como elas influenciam seus pensamentos e ações é um sinal de alta autoconsciência.
6. “Eu entendo e me importo com você”
Competência: Consciência Social (Empatia)
Empatia envolve compreender como os outros pensam e sentem, criando um laço de confiança e proximidade.
7. “Então é assim que as coisas funcionam aqui”
Competência: Consciência Social (Consciência organizacional)
Saber quem toma as decisões e como as coisas funcionam dentro da organização permite exercer influência de forma eficaz.
8. “E se você tentasse fazer assim?”
Competência: Gestão de Relacionamentos (Influência)
Convencer alguém a ver as coisas do seu jeito, sugerindo melhorias de forma construtiva, é uma habilidade de influência.
9. “Isso significa muito porque…”
Competência: Gestão de Relacionamentos (Liderança inspiradora)
Líderes inspiradores falam sobre propósitos compartilhados de uma forma que ressoa com os outros, motivando-os a dar o seu melhor.
10. “Podemos resolver isso”
Competência: Gestão de Relacionamentos (Gestão de conflitos)
Lidar com conflitos de maneira eficaz, ouvindo todas as perspectivas e buscando soluções onde todos ganhem, é essencial.
11. “Estamos juntos nisso”
Competência: Gestão de Relacionamentos (Trabalho em equipe)
Sentir que pertencemos e temos segurança psicológica na equipe permite que arrisquemos e inovemos sem medo de represálias.
12. “Isso pode ajudar você”
Competência: Gestão de Relacionamentos (Coaching e Mentoria)
Desenvolver futuros líderes através de feedback, suporte e motivação é fundamental para fortalecer a equipe a longo prazo.
Por Fernando Olivieri
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