Câmara técnica é criada para aprimorar atendimento farmacêutico à população

Objetivo do novo órgão é qualificar e consolidar os serviços clínicos oferecidos no DF

0
483

A Secretaria de Saúde (SES-DF) instituiu, mediante a Portaria nº 2 de 5/1/2024, a Câmara Técnica de Cuidado Farmacêutico do Distrito Federal. O intuito é apoiar a implementação, a qualificação e a consolidação dos serviços clínicos em âmbito distrital.

Além da criação da câmara, publicada no Diário Oficial do Distrito Federal (DODF) desta segunda-feira (8), a normativa determina as competências e as diretrizes gerais de funcionamento do órgão. Entre as atribuições estão a promoção e o apoio aos serviços farmacêuticos nas regiões de saúde e o fortalecimento das estratégias de cuidado da especialidade, com foco na atenção às pessoas em situação de vulnerabilidade.

Para a farmacêutica Nicole Souza, especialista em saúde e integrante do eixo de cuidado da Diretoria de Assistência Farmacêutica (Diasf) da SES-DF, a câmara técnica representa um marco no atendimento à população. “Entendemos que há necessidade de desenvolvimento de iniciativas que fortaleçam esses serviços no DF e, principalmente, a discussão integrada aos profissionais de diferentes níveis de atenção da rede”, diz.

A profissional ainda destaca que a nova câmara irá proporcionar a produção de conhecimento e de instrumentos específicos voltados ao aprimoramento dos serviços farmacêuticos que são prestados na capital federal.

Para conhecer mais sobre os serviços oferecidos pela assistência farmacêutica da SES-DF, acesse aqui.

*Com informações da Secretaria de Saúde

Por Agência Brasília

Foto: Aridan Fernandes/Divulgação / Reprodução Agência Brasília