Sistema permite acesso gratuito a alertas para desastres naturais, via SMS

Para cadastrar seu celular, basta enviar uma mensagem de texto gratuitamente ao número 40199, da Defesa Civil

0
577

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) publicou o alerta amarelo, que sinaliza risco de chuvas intensas em todo o Distrito Federal. O aviso, iniciado nesta sexta-feira (5), prevê um volume de chuvas entre 20 e 30 mm/h ou até 50 mm/dia, além de ventos intensos que podem chegar a 60 km/h.

Apesar do baixo risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e ou descargas elétricas, é importante estar atento e por dentro do sistema de alertas direcionados às questões climáticas.

O Distrito Federal faz parte do sistema gratuito de alertas de desastres naturais por celular, coordenado pela Defesa Civil Nacional. Os brasilienses podem cadastrar telefones para receber mensagens de alertas de inundações, alagamentos, temporais e deslizamentos de terra próximas às suas regiões.

Como funciona

Para acionar o serviço, basta enviar uma mensagem de texto ao número 40199. A mensagem de ativação pode ser qualquer palavra, que servirá para acionar o sistema automático. Como resposta, o morador recebe uma mensagem para que envie o CEP, sendo cadastrado assim que o número é enviado.

Os dados repassados pela Defesa Civil à população são replicados do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) e da Rede de Meteorologia do Comando da Aeronáutica (Redemet).

“Como o DF é pequeno, a maioria das vezes é a mesma mensagem para todo o DF, como chuvas intensas ou ondas de calor, mas, quando o Inmet ou a Redemet conseguem dados e previsões mais específicas, vai chegar uma mensagem relativa àquela região”, explica o tenente-coronel José Genilson dos Santos, da Defesa Civil.

Dependendo da intensidade climática, há planos de contingência elaborados para cada localidade, englobando ações emergenciais para quando acontece algum desastre, como evacuações para abrigos seguros e rotas de fuga alternativas.

Nessas situações, todos os órgãos do GDF trabalham em conjunto: as forças de segurança, a Secretaria de Saúde (SES-DF), as administrações, o serviço de limpeza e outros órgãos públicos.

Também há um número fixo de WhatsApp com um menu interativo que presta serviços de alerta, orientações para ocorrências e telefones de emergência. É o contato da Defesa Civil Nacional, que pode ser acionada pelo telefone (61) 2034-4611.

Por Jak Spies da Agência Brasília

Foto: Tony Oliveira/Agência Brasília / Reprodução Agência Brasília