Vem aí o novo viaduto de Sobradinho

Governador Ibaneis autoriza início da obra nesta quarta-feira (23). Investimento é de R$ 33 milhões para beneficiar 70 mil motoristas diariamente

0
1512

Tudo pronto para o início da construção do viaduto de Sobradinho, estrutura que será erguida às margens da BR-020, na altura do Estádio Augustinho Lima e do acesso à Rota do Cavalo. A assinatura da ordem de serviço para dar o pontapé inicial nas obras será nesta quarta-feira (23). O Governo do Distrito Federal (GDF) investirá mais de R$ 33 milhões na obra, que deve gerar cerca de 400 empregos.

Segundo o Departamento de Estradas de Rodagem (DER/DF), o novo viaduto vai beneficiar mais de 70 mil motoristas diariamente e aliviar o trânsito na região, principalmente nos horários de pico. A estrutura vai facilitar o acesso de quem sai de Sobradinho em direção à BR-020 e evitar os congestionamentos causados pelos retornos na via.

Outras quatro estruturas do tipo estão sendo construídas em diversos pontos do DF. A mais avançada delas é o viaduto do Recanto das Emas, que já atingiu a marca de 60% de sua execução

A aposentada Maria do Socorro de Sousa Silva, 58, mora na Quadra 13 de Sobradinho e é impactada semanalmente com o trânsito na rodovia. “Para pegar os acessos, por causa dos retornos, é muito difícil, chega a ficar parado mesmo”, explica. Ela já está na expectativa pela chegada do viaduto: “Espero não perder mais tanto tempo, e vai ter menos riscos de acidentes”.

Além da construção do viaduto, as obras também vão englobar serviços de terraplanagem, pavimentação, drenagem, sinalização horizontal e vertical, muro de “terra armada”, acessibilidade e urbanismo.

A melhoria viária vai integrar o pacote de obras realizadas na Saída Norte do DF. Em maio do ano passado, foi entregue à comunidade o Complexo Viário Governador Roriz, composto por 23 viadutos e quatro pontes. O projeto da terceira faixa de rolamento entre Sobradinho e Planaltina está 90% concluído, de acordo com o DER/DF, e deve iniciar a captação de recursos até o fim do mês.

Mais viadutos

Outras quatro estruturas do tipo também estão sendo construídas em diversos pontos do DF. A mais avançada delas é o viaduto do Recanto das Emas, que já atingiu a marca de 60% de sua execução, de acordo com o DER/DF. Atualmente, os operários trabalham na parte de escavação.

No Itapoã/Paranoá, uma das alças de acesso ao futuro viaduto já está sendo construída. Já no Riacho Fundo, a construção está na fase de levantamento topográfico e sondagem do terreno. Por último, o edital para a execução do viaduto do Jardim Botânico deverá ser publicado na segunda quinzena de março.

Por Agência Brasília com informações de Sandra Barreto

Foto: Lúcio Bernardo Jr./Agência Brasília