Gripe: saiba onde se vacinar nesta segunda-feira (27/12/21) no DF

Secretaria de saúde do DF atualiza lista de pontos de vacinação com mais locais

0
2093

A vacinação contra influenza segue disponível nas unidades de saúde do Distrito Federal. A partir desta segunda-feira (27/12/21), a lista com os locais de vacinação conta com novos postos e mais ofertas do imunizante contra gripe. A campanha contra a gripe disponibiliza vacina para toda a população — exceto para crianças menores de seis meses — desde julho, por orientações do Ministério da Saúde.

O vírus da influenza causa uma infecção respiratória aguda originada pelos vírus A, B, C e D. O vírus A está relacionado a epidemias e pandemias devido a seu comportamento sazonal (relacionado a temporadas) e mostra um aumento no número de casos entre as estações climáticas mais frias. A vacina em questão garante proteção contra os vírus influenza A, H1N1 e H3N2, e Influenza B.

Segundo as orientações do Ministério da Saúde, não se deve aplicar o imunizante em crianças com menos de seis meses porque elas não podem receber esse imunobiológico e em pessoas com histórico de alergia grave (anafilaxia) a algum componente da vacina ou que tiveram reações alérgicas à dose anterior.

A garantia da proteção contra o vírus influenza é tão importante quanto se proteger do novo coronavírus Sars-CoV-2. É possível prevenir possíveis agravamentos e mortes pela doença a partir da vacinação anual. Confira os locais de vacinação contra a influenza. A lista é atualizada diariamente no site da Secretaria de Saúde.

Confira os locais de vacinação nesta segunda (27/12/21):

Por Redação do Correio Braziliense com informações de Sandra Barreto

Foto: Tomaz Silva/Agência Brasil)