Curso de empreendedorismo feminino abre inscrição

Em parceria com a Secretaria da Mulher, o projeto Todas Elas quer capacitar 2,8 mil mulheres do DF; live inaugural será na quinta (16/12/21), às 19h

0
517

A Secretaria da Mulher (SMDF), em parceria com a Fundação Assis Chateaubriand, lançará em uma live, nesta quinta-feira (16/12/21), às 19h, a quarta turma do programa Todas Elas. Nesta edição, a maior já realizada, 2,8 mil mulheres de baixa renda de todo o Distrito Federal poderão se inscrever pelo site do projeto.

Trata-se de um programa gratuito, no qual as mulheres receberão formação empreendedora, apoio psicossocial, mentorias e premiações pelo desempenho. Também poderão ter acesso a microcrédito em condições especiais para investir em seus negócios.

O programa foi criado para incentivar a inclusão social e promover o desenvolvimento local. É uma estratégia de acesso à cidadania voltada para mulheres em situação ou risco de vulnerabilidade, que visa apoiá-las na transformação por meio de seus talentos em negócios.

“Esta parceria é de extrema importância, porque a gente precisa incentivar a inserção das mulheres no empreendedorismo e no mercado de trabalho por meio da capacitação”, explica a secretária da Mulher, Ericka Filippelli. “É preciso compreender que a autonomia econômica é fundamental para elas, e que, inclusive, é uma estratégia para quebrar um ciclo de violência. Uma mulher que se sustenta tem capacidade de escolha.”

Rede de parceiros

O Todas Elas já apoiou mais de mil artesãs, costureiras, empreendedoras da área da beleza, da limpeza e da gastronomia. O projeto ensina a atender melhor os clientes, a estruturar os negócios, a precificar produtos e serviços de maneira adequada e a desenvolver empreendimentos.

“Esse projeto traz às mulheres uma ressignificação de sua importância na sociedade”, afirma o deputado distrital Rodrigo Delmasso, apoiador desta edição do projeto. “Precisamos, todos os dias, não só reafirmar, mas proporcionar ações que tenham como objetivo a inclusão e a valorização da mulher. O lugar de mulher é onde ela quiser.”

A superintendente da Fundação Assis Chateaubriand, Mariana Borges, reforça: “Buscamos ter sobre essas mulheres uma visão de 360 graus sobre suas necessidades e suprir muitas das lacunas que marcam suas vidas. E isso só é possível graças a uma rede de parceiros que enxergam seu potencial e apostam nessas mulheres como uma estratégia não só para transformação de suas vidas, mas também de transformação de toda uma sociedade”.

Live: Todas Elas

Data: quinta-feira (16), às 19h, com transmissão pelo canal da Secretaria da Mulher no YouTube.

*Com informações da Secretaria da Mulher

Por Agência Brasília com informações de Sandra Barreto da Gazeta do DF

Arte: Secretaria da Mulher