Responsável pela Missão Cruls batizará o Planetário de Brasília

Luis Ferdinand Cruls, astrônomo chefe da Comissão Exploradora do Planalto Central, também já foi homenageado com estátua em Planaltina

539

O belga Luiz Cruls (1848-1908), que comandou a Missão Cruls, desbravadora da região que hoje abriga Brasília, batizará o Planetário da capital. Nesta quarta-feira (14), em sessão extraordinária remota da Câmara Legislativa do Distrito Federal, os deputados distritais aprovaram o projeto de lei nº 818/2019, da deputada Arlete Sampaio (PT), com a homenagem. O texto foi aprovado em segundo turno e redação final, com a presença de 13 deputados, e vai à sanção do governador Ibaneis Rocha.

Cruls, astrônomo e geodesista, “desvendou com precisão e sensibilidade caminhos, belezas e riquezas naturais do quadrilátero que abrigaria a nova Capital”. “Em 1998, ano do sesquicentenário de nascimento do ilustre cientista, foi criada, pelo GDF, a Comissão Luiz Cruls que, em cooperação com a Embaixada da Bélgica, desenvolveu importantes estudos e projetos relativos à Missão Cruls, além de promover a salvaguarda da documentação produzida pela Comissão Exploradora do Planalto Central do Brasil”, lembra Arlete Sampaio.

A distrital salientou que a sugestão partiu de professores que promovem a Educação Patrimonial no processo de aprendizagem da rede pública de ensino do DF, “em evento de meu mandato em que se comemorava o Dia do Patrimônio Cultural, fato que agrega valor inestimável à proposição”.

Por Luís Cláudio Alves – Agência CLDF com informações de Sandra Barreto da Gazeta do DF

Foto Lúcio Bernardo Jr/Agência Brasília