Ceilândia reforça manutenção urbana com obras de drenagem, asfalto e zeladoria

Em cinco dias, mais de 120 toneladas de lixo e entulho foram removidas das vias públicas, além da aplicação de mais de 13 toneladas de massa asfáltica e da execução de serviços de limpeza e recuperação de bocas de lobo em pontos estratégicos da cidade

A cidade de Ceilândia vem recebendo um conjunto amplo de ações voltadas à infraestrutura, drenagem e conservação dos espaços públicos. As iniciativas são realizadas de forma integrada, com o apoio do Governo do Distrito Federal e a atuação conjunta de equipes da Novacap, Dirob, Polo Oeste, SLU, Sustentare, GDF Presente, Seagri e Polo Rural, garantindo mais segurança, mobilidade e qualidade de vida à população.

Os trabalhos de recuperação viária foram intensificados, contemplando vias de grande circulação e conjuntos residenciais. Ao todo, foram utilizadas mais de 13 toneladas de massa asfáltica, promovendo melhores condições de tráfego e reduzindo riscos de acidentes. As intervenções ocorreram conforme a disponibilidade do material fornecido pela Novacap e atenderam trechos das vias M1, 2 e M3 Sul, NM3 Norte, N3 Norte, EQNM 18/20, em Ceilândia Norte, com uso de massa fria. Também foram beneficiadas áreas da EQNO 3/5, no Setor O, a via de acesso aos conjuntos da QNO 3 do Setor O e a EQNM 2/4, em Ceilândia Norte.

Com foco na prevenção de alagamentos, especialmente durante o período chuvoso, as equipes executaram serviços essenciais de drenagem urbana. As ações incluíram a ampliação de bocas de lobo para melhor captação das águas pluviais na QNP 24, no Setor P Sul, a recuperação de estruturas na Avenida Hélio Prates, a limpeza de caixas de captação na Avenida NM3, em Ceilândia Norte, e na CNM 1, em Ceilândia Centro, além da desobstrução da rede pluvial na EQNP 22/26, também no Setor P Sul. As intervenções fortalecem o sistema de escoamento e reduzem significativamente os riscos de transtornos à população.

Segundo o administrador regional de Ceilândia, Dilson Resende, os serviços seguem de forma contínua em todas as regiões da cidade. “Essas ações são fundamentais para minimizar transtornos e reforçar a infraestrutura urbana, principalmente neste período de chuvas. O trabalho integrado dos órgãos do GDF demonstra o compromisso com uma Ceilândia mais organizada, segura e acolhedora para todos”, destacou.

A manutenção das áreas verdes também recebeu atenção, com serviços de poda de árvores na via de acesso aos conjuntos da QNM 26, em Ceilândia Norte, roçagem mecanizada no Parque Recreativo do Setor O e roçagem costal na CNM 02, contribuindo para a segurança, o bem-estar da população e a preservação dos espaços públicos, além da limpeza de becos realizada por equipes do SLU.

Na área de zeladoria, as ações de limpeza foram ampliadas em diversos pontos da cidade. Em apenas cinco dias, cerca de 120 toneladas de lixo e entulho foram retiradas das vias públicas. Os serviços incluíram limpeza manual na EQNN 02/04, em Ceilândia Sul, além da remoção de grandes volumes de resíduos na QNN 11 — Área Especial, em Ceilândia Norte, com recolhimento de aproximadamente 39 toneladas, no Conjunto I da QNM 22, na QNM 14 — Área Especial, e na QNN 12 — Área Especial, em Ceilândia Sul, onde foram removidas cerca de 24 toneladas.

As frentes de trabalho também avançaram para a zona rural, com a recuperação de estrada vicinal no Núcleo Rural Alexandre Gusmão, INCRA 09 – Gleba 04. O serviço contemplou um trecho de aproximadamente 500 metros, melhorando o acesso, garantindo mais segurança e facilitando o deslocamento de produtores e moradores da região.

*Com informações da Administração Regional de Ceilândia

Por Gazeta do DF
Fonte Agência Brasília
Foto: Divulgação/Administração Regional de Ceilândia