Na semana passada, Taguatinga, Plano Piloto e Águas Claras foram as regiões administrativas contempladas pelas ações de acolhimento do Plano de Ação para a Efetivação da Política Distrital para a População em Situação de Rua, coordenadas pela Casa Civil do Governo do Distrito Federal (GDF). No total, foram atendidas 49 pessoas em 22 pontos. Os cidadãos receberam ofertas de serviços públicos nas áreas de saúde, qualificação profissional, emprego, moradia e acolhimento.
Na terça-feira (23), em Taguatinga, as equipes passaram nas imediações do Centro Pop, do fórum e do hospital regional da cidade. No Plano Piloto, a ação ocorreu na quarta-feira (24), na SQN 11, e no final de semana, na SQN 909, SQN 910, SQN 513/514, SQN 316, L2 Norte, Torre de TV e no Eixo Monumental. Na quinta (25) e na sexta-feira (26), o trabalho foi direcionado para Águas Claras, contemplando a Quadra 208, Avenida Boulevard Sul, Rua 5 Norte, Rua 34 Norte, Avenida Boulevard Norte e Rua das Paineiras.
“A cada abordagem reafirmamos o nosso compromisso com aqueles que se encontram em extrema vulnerabilidade social. Não estamos falando somente em serviços do GDF disponíveis para essas pessoas, estamos mostrando que existe um caminho para que elas possam recomeçar”, ressalta secretário-chefe da Casa Civil e coordenador da Política Distrital para a População em Situação de Rua, Gustavo Rocha.
Desde o início da política, houve ações em diversas cidades, como Ceilândia, Águas Claras, Arniqueira, Guará, Cruzeiro, Octogonal e Sudoeste, Santa Maria, Sobradinho, São Sebastião, Brazlândia, Samambaia e Recanto das Emas. “Seguiremos firmes nesse propósito. Sempre pensando em políticas públicas que atendam à todos os moradores do DF. É o nosso dever cuidar da população, e quando se trata de pessoas em situação de rua, é importante lembrar que essas pessoas precisam de um olhar cuidadoso não só do governo, mas da sociedade como um todo”, complementa o secretário.
Durante o período, houve a remoção de 15 estruturas precárias e foram utilizados 12 caminhões de entulho para recolher os materiais inservíveis e encaminhá-los para a Unidade de Recebimento de Entulho (URE), do Serviço de Limpeza Urbana (SLU).
Os trabalhos envolvem as secretarias de Desenvolvimento Social (Sedes-DF), Saúde (SES-DF), de Educação (SEEDF), Desenvolvimento Econômico Trabalho e Renda (Sedet-DF), Segurança Pública (SSP-DF), Proteção da Ordem Urbanística (DF Legal) e Justiça e Cidadania (Sejus-DF), além de Novacap, Serviço de Limpeza Urbana (SLU), Codhab, Detran, Polícia Militar, Polícia Civil, Corpo de Bombeiros Militar e Conselho Tutelar.
Durante as abordagens, o GDF oferece diversos serviços públicos que incluem saúde, educação, assistência social, orientação sobre cuidados com animais domésticos e benefícios como deslocamento interestadual — além de um auxílio excepcional de R$ 600 para aqueles sem condições de pagar aluguel. Também são disponibilizadas vagas em abrigos e programas de qualificação profissional — como o RenovaDF — e cadastro para unidades habitacionais.
Por Gazeta do DF
Fonte Agência Brasília
Foto: Agência Brasília