Nova versão do aplicativo eGDF oferece 49 serviços ao cidadão

Ferramenta tem sido usada principalmente por moradores das RAs, que pedem a resolução de problemas das suas cidades

O aplicativo eGDF, que ganhou há dois meses uma nova versão, atualizando o visual e adotando uma navegação mais simplificada, acaba de ultrapassar os 8 mil downloads. A plataforma Administração 24 é a mais procurada pelos moradores das regiões administrativas (RAs): nela, o cidadão pode denunciar animal morto em via pública ou soltos nas vias, denunciar boca de lobo sem tampa, pedir recuperação de calçadas, reclamar da pintura de faixa de pedestre, informar sobre falta de iluminação pública e por aí vai. É o morador ajudando diretamente no cuidado com a cidade dele.

“Há, também, outros serviços disponíveis — organizados de forma bem intuitiva, para facilitar o acesso e a navegação dos usuários”, ressalta o secretário-executivo de Tecnologia da Informação e Comunicação da Secretaria de Economia do DF, Wisney Oliveira.

Na área de mobilidade, são dois: pré-cadastro para o Cartão Mobilidade e o DF no Ponto; em saúde, agendamento para doação de sangue e o Meu SUS; em assistência social, agendamento para o Cras.

No módulo educação, estão disponíveis o calendário escolar anual e um caminho para o cidadão fazer a matrícula de crianças em creches. Em relação às questões relacionadas a tributos, são cinco: emissão de IPVA, IPTU, DAR (dívida ativa) e certidão negativa, e um link para outros serviços.

O eGDF também conta com Chatbot (uma ferramenta de inteligência artificial) para que o cidadão possa tirar algumas de suas dúvidas a respeito dos serviços ofertados. O aplicativo está disponível para download na Apple Store e na Play Store.

Público interno

Em outubro, a Secretaria de Economia vai lançar o aplicativo MeuGDF, voltado exclusivamente para os servidores de toda a administração distrital. Neste momento, o app está em fase de adaptação apenas para o quadro funcional da Seec. Ele traz várias funcionalidades, como o acesso aos contracheques.

O aplicativo foi desenvolvido para centralizar e simplificar o acesso a serviços internos. Ele será personalizado de acordo com o perfil do usuário, reunindo funcionalidades como acesso à Identidade Funcional Digital, informações sobre férias e abonos, além da abertura de chamados relacionados a serviços de TI e infraestrutura predial.

CentralDF

Além do app eGDF, o Governo do Distrito Federal dispõe da CentralDF — bloco amplo de atendimento via WhatsApp, atendimento telefônico humano e o Portal do Cidadão. Ela aproxima o poder público do cidadão, permitindo que serviços, antes presenciais, possam ser prestados de forma eletrônica.

Estratégia

Até 2027, o GDF pretende tomar ainda várias medidas para uma transformação digital em toda a estrutura da administração direta, autarquias e fundações. O objetivo é tornar a gestão pública mais inclusiva, eficiente, transparente, participativa e sustentável.

Por exemplo: os gestores querem aumentar em 30% o número de serviços digitais disponíveis no Portal do Cidadão até o final de 2026; alcançar nota média de satisfação de 4,5 nos serviços digitais até março de 2027; executar pelo menos 80% das ações previstas no Plano de Transformação Digital Consolidado; instituir planos de transformação digital em 100% dos órgãos e entidades do GDF até dezembro de 2026; e criar Laboratórios de Inovação em pelo menos metade dos órgãos até o final de 2026.

*Com informações da Secretaria de Economia do Distrito Federal (Seec-DF)

Por Gazeta do DF

Fonte Agência Brasília

Foto: Lúcio Bernardo Jr./Agência Brasília