Confira os próximos passos de “O Agente Secreto” na disputa pelo Oscar 2026

Filme foi escolhido pela Academia Brasileira de Cinema para representar o Brasil na disputa por uma indicação na categoria de Melhor Filme Internacional

O filme “O Agente Secreto” ganhou mais uma série de sessões especiais a partir desta quinta-feira (18), e dessa vez para se tornar elegível a concorrer a uma vaga no Oscar 2026.

Isso porque a Academia de Artes e Ciências Cinematográficas exige que os filmes tenham passado ao menos uma semana em exibição (07 dias consecutivos) nos cinemas de seus países de origem. Com isso, o representante brasileiro na corrida ganhará as telonas do Cinema da Fundaj (Recife), Cine Passeio (Curitiba) e Cine Glauber Rocha (Salvador).

Nesta semana, o título nacional foi escolhido pela Academia Brasileira de Cinema para representar o Brasil na disputa por uma indicação na categoria de Melhor Filme Internacional na cerimônia de 2026.

Segundo informações do site americano Variety, o prazo para envio de seleções de filmes internacionais é 1º de outubro e a primeira lista de indicados ao Oscar serão reveladas em 16 de dezembro, com 15 filmes internacionais selecionados para votação pelos membros da Academia de todas as categorias que se comprometerem a assistir a todos os 15 filmes. A lista final com as cinco indicações à categoria e as demais do Oscar será revelada em 22 de janeiro.

De acordo com informações da Academia, o Comitê Preliminar de Filme Internacional avaliará as inscrições elegíveis na categoria e votará por cédula secreta para produzir uma pré-lista de quinze filmes. Depois, o júri deve assistir aos quinze filmes pré-selecionados e votar de forma secreta para determinar os cinco indicados da categoria.

A estatueta será concedida ao filme e aceita pelo diretor em nome dos talentos criativos da obra. Para fins do Oscar, o país será creditado como o indicado. O nome do diretor será listado na placa da estatueta após o país e o título do filme. No início deste ano, o filme “Ainda Estou Aqui” fez história ao Brasil ao ganhar na categoria.

O filme de Kleber Mendonça Filho estreou no Festival de Cannes em maio, onde foi premiado por Melhor Direção e Ator, e já conquistou o público internacional. Agora, ele pode tentar repetir o feito histórico de “Ainda Estou Aqui” na principal premiação de Hollywood.

Na agenda de próximos compromissos, o diretor, a produtora Emilie Lesclaux e o elenco estarão em outros eventos como o AFI Latin American Film Festival, o 73º Festival Internacional de Cinema de San Sebastián, o 63º Festival de Cinema de Nova York e o BRAVO Film Festival, no Museu da Academia, que contará com a apresentação do diretor Walter Salles.

Nesta semana, o filme apareceu em uma nova lista de apostas da Variety, que indicava que “O Agente Secreto” poderia disputar cinco categorias do Oscar, a maior premiação da indústria cinematográfica.

Ambientado no Recife de 1977, o longa é um thriller político, que acompanha Marcelo, um especialista em tecnologia que foge de um passado misterioso e volta ao Recife em busca de paz, mas logo percebe que a cidade está longe de ser o refúgio que procura.

A produção é estrelada por Wagner Moura (“Tropa de Elite”), Maria Fernanda Cândido (“Terra Nostra”), Gabriel Leone (“Dom”), Isabél Zuaa (“O Nó do Diabo”), Alice Carvalho (“Cangaço Novo”) e mais. O filme estreia em 6 de novembro nos cinemas brasileiros.

Por Gazeta do DF

Fonte CNN Brasil

Foto: Divulgação/Victor Jucá