Nesta quinta-feira (20/02), a Adasa realizou o seminário “Estratégia em Foco”, marcando o lançamento do Planejamento Estratégico 2025-2032 (PEA 2025-2032). O evento reuniu diretores, servidores e colaboradores para conhecer as diretrizes que nortearão a atuação da Agência nos próximos oito anos, destacando a importância da gestão estratégica na tomada de decisões e na melhoria dos serviços regulados, reforçando o compromisso com a segurança hídrica e a eficiência governamental.
A abertura foi conduzida pelos diretores Vinicius Benevides e Apolinário Rebelo, que traçaram um panorama do planejamento estratégico, desde suas origens até a sua aplicação na Adasa, cuja primeira versão foi implementada em 2012.
“Desde os tempos antigos, os militares compreendiam a importância do planejamento antes da guerra, organizando logística e abastecimento. Com o tempo, essa prática se expandiu para diversos setores, incluindo o setor público. Na Adasa, nosso planejamento estratégico reflete essa maturidade institucional, permitindo projetar um futuro mais promissor”, iniciou Rebelo.
“Na Eletrobras, já incorporávamos o conceito de planejamento estratégico, mas ampliamos nossa visão ao longo dos anos ao analisar outros setores da economia. Ao longo desse processo, novas tecnologias surgiam, desafios econômicos exigiam adaptações e fatores políticos e sociais precisavam ser considerados. O planejamento envolvia um período extenso e integrava todas as áreas da empresa, garantindo que todos compreendessem os objetivos, o caminho a ser percorrido e as metas a serem alcançadas”, complementou Benevides, relembrando sua experiência no setor elétrico brasileiro.
Junto ao atual superintendente de Planejamento e Projetos Especiais (SPE) da Adasa, Carlos Pinheiro, Vinicius estruturou o primeiro planejamento estratégico em 2012, quando foi diretor-presidente, definindo a missão e visão institucional da Agência. “A Adasa foi pioneira na implementação do Planejamento Estratégico no Distrito Federal e entre as agências reguladoras infranacionais. Quando o Governo do Distrito Federal (GDF) iniciou as discussões sobre o tema, em 2014, a Agência participou ativamente dos grupos de trabalho, compartilhando sua experiência”, destacou.
No mesmo ano, o modelo foi aprimorado com a incorporação de valores, objetivos organizacionais e indicadores de desempenho. Em 2018, uma consultoria revisou e fortaleceu o planejamento, resultando no primeiro modelo de gestão estratégica para 2018-2025.
“Embora as agências reguladoras não elaborem políticas públicas, cabe a elas planejar sua implementação. Hoje, além da participação externa nas audiências públicas, algumas agências adotam a “tomada de subsídios” para entender as necessidades da população antes de formular regulamentos. O planejamento precisa considerar a sociedade, pois é para ela que servimos”, analisou Benevides.
Em seguida, Alexandre Guimarães palestrou sobre o trabalho da consultoria no novo planejamento estratégico, alinhado à estrutura de Governança e Compliance da Adasa. “Se uma iniciativa é essencial para a agenda regulatória, deve ser tratada como um projeto estratégico, com ferramentas adequadas de gestão. Isso não significa burocratizar, mas estruturar melhor as ações para garantir governança e acompanhamento eficaz”, explicou.
Diante do exposto, a Adasa já inicia este novo ciclo com uma carteira de 13 projetos estratégicos dentro da Agenda Regulatória 2025-2026, além de iniciativas externas, relacionadas à implantação de sistemas e outras ações. “O novo planejamento cobre dois ciclos do Plano Plurianual (PPA) e foi elaborado para absorver alterações no ambiente de negócios. Assim, qualquer mudança na base pode ser ajustada sem comprometer o planejamento”, complementou Pinheiro.
Segundo o superintendente, além de ser mais orientado para resultados e impactos sociais, este planejamento é mais ágil, dinâmico e menos burocrático, com ampla participação das equipes. “Foi construído coletivamente, tornando-se um guia essencial para a gestão, avaliação de desempenho e qualidade nas decisões”, destacou.
O evento foi finalizado com a assinatura de uma Carta Compromisso, oficializando a implementação do novo planejamento. O ato contou com a participação dos gestores das áreas meio e fim, reforçando o engajamento coletivo na nova estratégia.
Para o diretor-presidente da Adasa, Raimundo Ribeiro, o evento representou um passo fundamental para a Agência. “Sem planejamento, não alcançamos nossos objetivos. Planejar é prever, programar e intervir quando necessário. A estratégia correta no momento errado perde o impacto desejado. É preciso entender essa dinâmica. A Adasa é feita por vocês. Cada um de nós tem sua importância, cada um contribui com um tijolinho para a construção da Adasa. Orgulhem-se, pois somos uma referência não apenas localmente, mas também em nível nacional e internacional”, concluiu.
Por Adasa