O ano foi marcado por avanços promovidos pelo Governo do Distrito Federal, que encerra 2024 com a marca de investimentos em torno de R$ 4,5 bilhões em licitações, projetos e mais de 100 obras estruturantes concluídas. A Secretaria de Governo (Segov) acompanhou de perto a evolução de projetos e obras para melhoria da infraestrutura, coordenando ações estratégicas e apoiando o trabalho das pastas para obter resultados favoráveis à transformação da capital em um local cada vez melhor para se viver.
O GDF fez grandes entregas na mobilidade, entre as quais dois complexos viários, do Itapoã/Paranoá e do Riacho Fundo, além do viaduto do Jardim Botânico, permitindo que o trânsito tenha fluidez e segurança.
Na Educação, a população recebeu cinco novas unidades de ensino e oito módulos escolares.
Já a Saúde foi beneficiada com reformas na hemodinâmica, radiologia e sala de infusão do Hospital de Base, além da renovação e ampliação da Unidade Básica de Saúde (UBS) 15 da Penitenciária Feminina. Sete novas unidades de pronto atendimento (UPAs) foram lançadas.
Projetos de urbanização levaram saneamento, iluminação e água potável ao Sol Nascente e Pôr do Sol, e à Comunidade Dorothy Stang, em Sobradinho. A segurança pública e a área social foram contempladas com novos equipamentos públicos. O ano fecha coroado com a conclusão das obras da Sala Martins Pena do Teatro Nacional.
“Todas essas entregas foram acompanhadas pela Secretaria de Governo, que faz o monitoramento dos projetos, licitações e execução das médias e grandes obras do GDF, com o objetivo de acompanhar a evolução de cada um e agir, se necessário, caso haja algum entrave na execução”, afirma o secretário de Governo, José Humberto Pires de Araújo.
O gestor explica que a partir desse trabalho foi constatada a necessidade de desenvolver um sistema de acompanhamento e monitoramento, em nível estratégico, das obras públicas. A iniciativa está sendo desenvolvida em parceria com a Secretaria de Economia (Seec-DF).
“A nossa proposta é ter uma ferramenta de gestão integrada, isto é, alimentada pelos órgãos executores”, pontua o secretário. “O foco é ter informações atualizadas e fidedignas, usando um sistema com foco na transparência e na melhoria da administração”.
Outro avanço foi a reformulação da Administração Regional Digital 24h. Com perspectiva inovadora, está em fase final de implementação uma ferramenta com mais transparência na prestação de serviços. Também para o aperfeiçoamento da gestão, Segov e Seec-DF estiveram juntas em todas as administrações regionais para capacitar as equipes a elaborarem seus planos estratégicos institucionais.
Quanto aos mobiliários urbanos, foram regularizadas mais de 2.500 unidades, entre boxes de feiras permanentes e shoppings populares, e autorizações de uso de quiosques.
Nas cidades, o GDF Presente seguiu como braço essencial das administrações para manter a zeladoria em dia. Vias foram recuperadas, a limpeza retirou lixo das ruas e espaços públicos, enquanto o verde da capital foi cuidado com a poda de quase 90 mil árvores. Em todas as áreas, o GDF avança para um DF melhor.
*Com informações da Segov
Por Agência Brasília
Foto: Paulo H. Carvalho/Agência Brasília / Reprodução Agência Brasília