A Secretaria da Mulher do Distrito Federal (SMDF) participou, nesta quinta-feira (28), da 5ª edição do Fórum Mulher Empreendedora Gaúcha (FMEG), em Gramado, no Rio Grande do Sul. O evento, com o tema “Conectando talentos e inspirando o protagonismo feminino”, reuniu 25 painelistas de destaque, que compartilharam histórias de superação e aprendizados valiosos.
Brasília consolidou-se como referência no empreendedorismo feminino e no desenvolvimento de políticas públicas inovadoras. Segundo dados do Índice de Cidades Empreendedoras (ICE), a capital federal deu um salto significativo, saindo da 17ª para a 4ª posição no ranking das melhores cidades para empreender no Brasil. Esse avanço reflete o esforço contínuo do Governo do Distrito Federal (GDF) em criar um ambiente favorável para os negócios, especialmente para as mulheres, fortalecendo a economia local e promovendo a independência econômica.
A secretária da Mulher, Giselle Ferreira, foi uma das palestrantes do Fórum e apresentou as iniciativas que fazem de Brasília um exemplo para o país. A gestora destacou que, na capital federal, foi instituída uma importante política pública em parceria com o Sebrae: o programa Movimente, que constitui uma rede de proteção para mulheres empreendedoras.
“Foi uma honra representar o Distrito Federal neste evento que conecta talentos e destaca o protagonismo feminino. Na nossa capital, temos um governo amigo da mulher, e reconhecemos que o empreendedorismo é uma das principais portas de saída de uma vida de violência, permitindo que as mulheres conquistem independência financeira e autoestima”, ressaltou Giselle.
O Fórum Mulher Empreendedora Gaúcha é reconhecido por promover um ambiente inclusivo, oferecendo conteúdo e novas oportunidades para mulheres de todas as idades e áreas de atuação. Com temas que incluíram liderança empresarial e participação política, o evento inspirou e empoderou mulheres que já lideram ou que desejam empreender.
“Participar deste Fórum foi uma oportunidade de mostrar como Brasília tem sido pioneira em políticas públicas que transformam vidas. O evento nos conectou ao que está acontecendo em todo o Brasil e reforçou o papel das mulheres como protagonistas do desenvolvimento econômico e social”, completou a secretária.
A fundadora e presidente do FMEG, Tânia Cruz Costa, destacou a relevância do encontro: “O Fórum nasceu com o intuito de promover um ambiente inclusivo, que leve conteúdo e mais oportunidades às mulheres. Em um momento como o que vivemos neste ano, a necessidade de compartilhar essa inspiração foi ainda maior”.
*Com informações da Secretaria da Mulher do Distrito Federal (SMDF)
Por Agência Brasília
Foto: Divulgação/FMEG / Reprodução Agência Brasília