TJDFT entrega mais de 2 mil cartilhas de prevenção à violência sexual infantojuvenil ao SEST SENAT

As cartilhas serão destinadas ao projeto Proteção – Enfrentamento à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, desenvolvido pelos dois órgãos do setor de transporte em parceria com a Childhood Brasil

0
145

Na última terça-feira (03), o Tribunal de Justiça do Distrito Federal e dos Territórios (TJDFT) fez a entrega de 2.300 unidades da cartilha “Um Presente Especial”, voltadas à prevenção primária da violência sexual contra crianças, ao Serviço Social do Transporte e do Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte (SEST SENAT).

As cartilhas serão destinadas ao projeto Proteção – Enfrentamento à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, desenvolvido pelos dois órgãos do setor de transporte em parceria com a Childhood Brasil.

O Juiz Titular da 2ª Vara da Infância e da Juventude do Distrito Federal (2ª VIJ), Márcio da Silva Alexandre, e o assessor da Coordenadoria da Infância e da Juventude do TJDFT (CIJ), Carlos Vanderlinde fizeram a entrega.

Raíssa Osorio, analista do Departamento Executivo do SEST SENAT, explica que o material é recebido com grande entusiasmo. “Hoje, o projeto Proteção está em 46 Unidades e temos o objetivo de expandi-lo para todo o Brasil. As cartilhas serão de grande importância nesse sentido”, indicou Raíssa.

Representantes do TJDFT e do SEST SENAT posam com cartilha Um presente especialAlém da disponibilização das cartilhas, o Juiz e o assessor do Tribunal também fizeram visita às instalações da unidade do SEST SENAT de Samambaia Norte, onde puderam conhecer parte dos serviços contemplados no acordo de cooperação técnica firmado entre os órgãos e o TJDFT em maio deste ano. O Gestor Operacional da Unidade, Antônio Fernando Costa Cardozo Júnior, e a Coordenadora de Promoção Social Fernanda Mendes Alves de Aguiar destacaram a alta empregabilidade no mercado local dos serviços oferecidos. “Muito bom ver a diversidade e a quantidade de oportunidades que são oferecidas aqui”, destacou o magistrado Márcio da Silva Alexandre.

Mães vítimas de violência doméstica praticada por filhos adolescentes vinculados a processos da 2ª VIJ foram incluídas, no mês passado, entre os beneficiários do acordo de cooperação. Elas poderão receber atendimento psicológico oferecido em Samambaia Norte. Também se incluem no público atendido pela parceria crianças, jovens e mulheres em situação de risco e/ou violência indicados pela CIJ, que têm acesso gratuito a serviços de assistência à saúde, atividades esportivas e de lazer, além de cursos de qualificação profissional.

Cartilha Um Presente Especial

A cartilha foi desenvolvida pela Justiça da Infância e da Juventude do DF com a perspectiva de que é essencial conversar e informar a criança, de forma adequada à sua idade e fase de desenvolvimento, sobre seu próprio corpo, a importância dele para o seu crescimento e a necessidade de cuidado e proteção. O adulto da confiança pode utilizá-la para abordar o assunto com a criança.

O material ganhou nova edição em 2024, disponível em PDF, como parte das ações do Maio Laranja: mês de conscientização contra o abuso e a exploração sexual de crianças e adolescentes. No ano passado, foi lançada uma versão em vídeo, como mais uma opção de formato, para ampliar sua utilização. Em agosto, foi lançado vídeo com as instruções de uso da cartilha.

*Com informações do TJDFT

Por Jornal de Brasília

Foto: TJDFT / Reprodução Jornal de Brasília