Com Planaltina comemorando 164 anos no sábado (19), o programa GDF Mais Perto do Cidadão retorna à região com atividades de lazer e diversos serviços do governo local para a população da cidade.
Organizado pela Secretaria de Justiça e Cidadania do Distrito Federal (Sejus-DF), o objetivo do programa é desenvolver ações itinerantes nas diversas regiões administrativas do DF, voltadas à promoção do bem-estar e da qualidade de vida.
“O evento é uma evolução do Sejus Mais Perto do Cidadão, quando nós conseguimos atender 200 mil cidadãos na primeira gestão do governador Ibaneis Rocha. Nosso papel é, a cada edição, trazer mais e o melhor serviço do governo para perto da população. Hoje é um dia de festa, mas também de muito atendimento”, ressaltou a secretária de Justiça e Cidadania, Marcela Passamani, presente no evento.
A programação vai até 19 de agosto e ocorre no estacionamento do Ginásio de Múltiplas Funções, ao lado da Administração Regional de Planaltina. São diversas tendas, cada uma com um atendimento diferente, como emprego e renda, educação, vacinação de animais e saúde.
Na tenda de cuidados e estética, por exemplo, Domingas Pereira Santos, 50 anos, fez uma massagem relaxante. Presente pela primeira vez no evento, a dona de casa elogiou a equipe. “O atendimento foi legal, eu estava precisando. Estava sentindo dor, resolvi fazer essa massagem e amei. Estou me sentindo muito melhor”, declarou.
O Instituto Brasília Ambiental (Ibram) também participa do GDF Mais Perto do Cidadão. “Além de atendimento às demandas do público, fizemos distribuição de mudas de espécies nativas do Cerrado para a comunidade interessada”, explica o administrador de parques Gesisleu Darc Jacinto. Essas ações contribuem para esclarecer aos cidadãos sobre as atribuições do Ibram e as maneiras como a população pode atuar em conjunto com o governo, a fim de proteger o meio ambiente e promover o uso sustentável dos recursos naturais.
Tudo em um lugar só
Já a tenda da Secretaria de Saúde do Distrito Federal (SES-DF) leva à comunidade alguns serviços prestados nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs). Além da vacinação contra covid-19, influenza e HPV, estão disponíveis testes rápidos de hepatite B, hepatite C, HIV e sífilis.
A programação vai até 19 de agosto e ocorre no estacionamento do Ginásio de Múltiplas Funções, ao lado da Administração Regional de Planaltina
No local, também está acessível para os cidadãos a aferição de pressão arterial e glicemia, além de atividades educativas de saúde mental e de saúde da mulher. Servidores do Centro de Atenção Psicossocial (Caps) e do Centro de Referência em Práticas Integrativas em Saúde (Cerpis) de Planaltina participam prestando informações ao público.
O jornalista João Fagundes, 29 anos, compareceu na quinta (17) e disse ter aproveitado bastante, ficando até o fechamento. Nesta sexta (18), ele decidiu fazer uma nova visita para aproveitar alguns desses serviços, elogiando o atendimento da saúde.
“Foi bem rápido, eles também direcionam para os serviços que não fazem aqui. Tenho histórico na família de pressão alta e quero me cuidar. Principalmente verificar a pressão, glicemia. Também fiz um corte de cabelo na outra tenda, que foi muito legal e uma transformação total. É muito gratificante ter participado no aniversário de Planaltina”, destacou.
A dona de casa Léia de Souza, 37, aproveitou a carreta do Na Hora para adquirir o Cartão Especial, de mobilidade do cidadão. Segundo ela, ter tudo mais próximo e não precisar se locomover para o centro de Brasília atrás desses serviços é muito mais prático.
“Para a gente que não tem tempo e vive correndo com nossos filhos, é uma ideia muito bacana. Você vai numa barraquinha aqui, ali… Está tudo na mesma área”, observou.
Visita de escolas
O evento também recebeu a visita dos alunos do Centro de Ensino Especial 01 de Planaltina. Eles passaram na tenda de higiene pessoal, dançaram e comeram algodão doce e pipoca.
A professora Iara Sousa, docente da unidade, diz que a escola recebeu uma visita, durante a semana, de alguns profissionais da Sejus-DF com panfletos trazendo o convite.
“Não poderíamos deixar de participar. A comemoração também é o aniversário da nossa cidade. E os alunos estão se divertindo muito. Os momentos de vivência diária é a escola que proporciona, então, para eles, isso é tudo. Estavam ansiosos para que esse dia chegasse”, afirmou.
Iara conta que também utilizaram os serviços da defensoria pública para mobilizar uma cirurgia que uma das alunas da escola precisa. “Somos a única escola especial na cidade. Nossa escola hoje atende várias modalidades, são crianças maravilhosas”.
Por Agência Brasília
Foto: Lucio Bernardo Jr./Agência Brasília / Reprodução Agência Brasília