Reforma de via beneficia moradores do bairro Itaipu, no Jardim Botânico

Trabalho durou 20 dias, consumiu 150 toneladas de resíduos da construção civil e visa evitar transtornos no período chuvoso

0
86

A reforma de 1,8 km de via não pavimentada na Rua 12, no bairro Itaipu, beneficiou cerca de 1.500 moradores do Jardim Botânico. O trabalho foi uma parceria entre a Novacap, o GDF Presente e a administração local. Durante os 20 dias de duração do serviço, foram utilizadas 150 toneladas de resíduos da construção civil (RCC) doadas pelo Serviço de Limpeza Urbana (SLU) – o equivalente a 40 caminhões do material.

“A reforma desta pista é uma demanda feita há mais de dez anos pela população daquela localidade”, explicou o administrador do Jardim Botânico. Elias de Jesus. “Esta é uma estrada que liga São Sebastião à Avenida do Sol, no Jardim Botânico.”

De acordo com o administrador, os equipamentos utilizados na obra foram uma patrola, um pá mecânica e dois caminhões. Na primeira parte da empreitada foi feita a terraplanagem, seguida pela colocação de resíduos da construção civil e de sobras de fresagem de asfalto. A fresagem é uma técnica de desbaste da camada asfáltica utilizada na restauração e reabilitação de pavimentos. Essas rebarbas que sobram são usadas em obras como a do Jardim Botânico. O serviço evitará transtornos no período de chuvas.

O SLU doa por mês cerca de cinco mil toneladas de britados (RCC) para as administrações regionais utilizarem na melhoria de condições de vias não pavimentadas.

Por Agência Brasília com informações de Sandra Barreto

Foto: Divulgação/GDF Presente