Cidade da Segurança Pública chega ao Recanto das Emas

Projeto terá sua nona edição a partir desta quarta (8), com lançamento às 11h, no estacionamento comercial da Quadra 103

5361

Uma das principais ações para redução da criminalidade no Distrito Federal, a Cidade da Segurança Pública (CSP) chega à nona edição. Desta vez, Recanto das Emas é a região que receberá o projeto da Secretaria de Segurança Pública (SSP-DF) até o próximo fim de semana.

O lançamento ocorre nesta quarta-feira (8), às 11h, no estacionamento comercial da Quadra 103, localizado na avenida principal da cidade. A cerimônia será transmitida ao vivo pelo canal da SSP-DF no Instagram. A CSP integra o DF Mais Seguro, programa estruturante da segurança pública com ações previstas até o final de 2022.

“É uma ação em que concentramos esforços da Segurança Pública e outros órgãos do GDF para um único local, buscando, além do reforço do policiamento, levar serviços de qualidade e com fácil acesso à população”Júlio Danilo, secretário de Segurança Pública do DF

Até sábado (11), serão oferecidos diversos serviços, como emissão de carteira de identidade, curso de primeiros socorros e palestras, sempre das 9h às 14h. As ações policiais serão realizadas até a madrugada de segunda-feira (13) por toda a região administrativa e proximidades.

“É uma ação em que concentramos esforços da Segurança Pública e outros órgãos do Governo do Distrito Federal para um único local, buscando, além do reforço do policiamento, levar serviços de qualidade e com fácil acesso à população”, ressalta o secretário de Segurança Pública do DF, Júlio Danilo.

De acordo com o secretário, “o projeto é essencial para que a redução criminal ocorra de forma cada vez mais equilibrada entre as regiões administrativas e, consequentemente, com resultados positivos para todo o DF”.

Atendimento à população

Na última edição da CSP, em Sobradinho, o total de atendimentos à população chegou a 3.245. Júlio Danilo acredita que no Recanto das Emas haverá uma adesão massiva da população, “pois serão ofertados serviços essenciais, escolhidos com base em levantamentos realizados por nossas equipes para saber a necessidade de cada região”.

O administrador regional do Recanto das Emas, Wanderley Eres de Deus, comemora a realização da CSP na região. “Nossa cidade completará 29 anos em julho. O objetivo da administração regional é melhorar cada vez mais a qualidade de vida dos moradores da cidade e a segurança pública é um dos pilares para isso.”

A CSP contará com a participação ativa e integrada das forças de segurança – polícias Militar, Civil, Corpo de Bombeiros e Departamento de Trânsito (Detran-DF) – e instituições parceiras, como a Secretaria de Segurança do Estado de Goiás (SSP-GO), Polícia Rodoviária Federal (PRF) e Departamento de Estradas de Rodagem (DER-DF).

3.245 atendimentos foram realizados na última edição da CSP, em Sobradinho

Também participarão desta edição as secretarias de Administração Penitenciária, da Mulher, de Saúde, de Desenvolvimento Social, do Trabalho, de Justiça e DF Legal; Defesa Civil, Serviço de Limpeza Urbana (SLU), Caesb, Administração Regional do Recanto das Emas e Neoenergia.

Quinto Mandamento

As ações para reforço do policiamento tiveram início na segunda-feira (6), mas serão incrementadas a partir do lançamento da CSP nesta quarta-feira e, ainda, por meio da Operação Quinto Mandamento, que será lançada na sexta-feira (10).

Sob coordenação da SSP-DF, a operação reúne integrantes das polícias Militar e Civil, Detran, Corpo de Bombeiros Militar (CBMDF), DF Legal e Departamento de Estradas de Rodagem (DER). Esta edição contará, ainda, com a participação da PRF, por conta da proximidade com a BR-060, e com as polícias Militar e Civil de Goiás, devido à região ser limítrofe com o estado de Goiás.

“O foco da Quinto Mandamento é coibir os crimes contra a vida, como homicídios e latrocínios, mas a presença policial na cidade incide diretamente na redução de crimes contra o patrimônio, perceptível em edições anteriores. Com as abordagens policiais é possível, ainda, retirar das ruas pessoas com pendências judiciais e apreender armas e drogas”, explica o secretário-executivo de Segurança Pública, Milton Neves.

Durante a Quinto Mandamento, o CBMDF fará orientações e ações preventivas junto à comunidade, principalmente nas áreas de prevenção de incêndios e primeiros socorros. O policiamento será reforçado pelo 27º Batalhão da PMDF, responsável pela área, e por tropas especializadas, como os batalhões de Policiamento com Cães (BPCães) e de Operações Especiais (Bope), por exemplo.

As ações de trânsito também serão intensificadas, com ação conjunta do Detran, DER e batalhões de trânsito da PMDF e PRF.

*Com informações da Secretaria de Segurança Pública do DF

Por Agência Brasília com informações de Rócio Barreto do Portal Por Brasília

Foto: Divulgação/SSP-DF