Parcelamento urbano em discussão de forma on-line

Reuniões públicas ocorrem em setembro, pelo canal do Brasília Ambiental no YouTube

0
2367

Em prosseguimento à programação da jornada de encontros sobre o licenciamento ambiental no Distrito Federal, o Brasília Ambiental transmite na próxima quarta-feira (08/09/21), às 19h, a reunião virtual sobre Novos Parcelamentos Urbanos. O evento é uma iniciativa do Grupo de Trabalho (GT) do Conselho de Meio Ambiente do Distrito Federal (Conam/DF), que busca soluções para os diversos temas abordados ao longo do mês de setembro.

“O Conam, por meio do GT, está fazendo um esforço que até então nunca havia sido feito, que é a edição de normativas para uma das atividades que mais acarreta impacto ambiental no DF”Alisson Neves, superintendente de Licenciamento do Brasília Ambiental

A ideia de dialogar sobre esse tema é lançar um olhar para ele como um ativo devido ao planejamento, alcançado por meio da condução de um processo de licenciamento, buscando-se previamente soluções ambientais para a redução dos impactos e, ao mesmo tempo, proporcionando qualidade de vida à população que irá habitar em novas ocupações do solo pelo DF.

As conferências estão sendo realizadas, ao vivo, pelo canal do Brasília Ambiental no YouTube, uma vez por semana, com início sempre às 19h. Confira, a seguir, a data de realização e o tema de cada rodada:

– 8/9 – Novos Parcelamentos Urbanos;
– 14/9 – Regularização e Novos Parcelamentos Rurais;
– 21/9 – Assentamento Rural.

A live ficará disponível para acesso na plataforma de vídeos do Brasília Ambiental, para aqueles que não conseguirem acompanhar no momento de sua realização, e sugestões poderão ser encaminhadas, mesmo após o evento, pelo correio eletrônico sulam@ibram.df.gov.br.

Coordenado pelo Brasília Ambiental, o GT do Conam/DF também conta com representantes de outros órgãos do poder público e da sociedade civil. “O Conam, por meio do GT, está fazendo um esforço que até então nunca havia sido feito, que é a edição de normativas para uma das atividades que mais acarreta impacto ambiental no Distrito Federal”, aponta o coordenador do GT e superintendente de Licenciamento do instituto, Alisson Neves.

Presidido pela Secretaria de Meio Ambiente (Sema), o Conam é um órgão consultivo e deliberativo, que tem como objetivo promover mecanismos para a preservação, recuperação e conservação do meio ambiente no DF e elaborar e aperfeiçoar normas de proteção, por meio de resoluções e decisões, entre outros.

Núcleos Urbanos

A abertura do ciclo de encontros sobre o licenciamento ambiental no DF ocorreu no dia 1º de setembro, com o debate sobre a Regularização de Núcleos Urbanos. O evento contou com uma exposição técnica sobre o tema e um espaço aberto para a participação de interessados trazendo suas manifestações. Essas contribuições do público resultarão em novas resoluções do Conam.

*Com informações do Instituto Brasília Ambiental

Por Agência Brasília com informações de Sandra Barreto da Gazeta do DF

Foto: Agência Brasília