Vacinação contra a raiva continua nesta segunda-feira (06/09/21)

Saiba onde imunizar cães e gatos entre os dias 6 e 11 de setembro; lista dos postos será atualizada semanalmente

0
2920

Entre os dias 6 e 11 de setembro, será a vez das regiões de Santa Maria, Itapoã, Recanto das Emas, Asa Sul, Cruzeiro e Sudoeste/Octogonal receberem a campanha de vacinação antirrábica. Os pontos de imunização vão funcionar em horários específicos, conforme a programação de cada região. A vacinação é importante para proteger animais e seres humanos contra o vírus causador da raiva.

A doença acomete todas as espécies de mamíferos, inclusive, seres humanos. Apesar de há muitos anos não haver registro de casos da doença no Distrito Federal, a raiva precisa ser tratada com seriedade pois se trata de uma doença infecciosa de origem viral capaz de levar as vítimas ao óbito em praticamente 100% dos casos.

O único caso de raiva humana, no DF, foi registrado em 1978. O último caso diagnosticado de raiva em cães foi em 2000 e, em gatos, no ano de 2001. O vírus rábico circula no DF em quirópteros (morcegos), em bovinos, equídeos e outros animais. O vírus fica presente na saliva de animais infectados e é transmitido, principalmente, por meio de mordeduras e, eventualmente, pela arranhadura e lambedura de mucosas ou pele lesionada.

Um dos importantes pilares do programa de vigilância da raiva preconizado pelo Ministério da Saúde é a campanha anual de vacinação em cães e gatos, de modo a manter, no curto prazo, imunidade em uma parcela significativa da população. Essas campanhas foram iniciadas com a criação do Programa Nacional de Profilaxia da Raiva (PNPR) em 1973.

Veja onde levar seu pet para ser vacinado:

Semanalmente, no site da secretaria de Saúde, a lista com os pontos de vacinação será atualizada.

*Com informações da Secretaria de Saúde

Por Agência Brasília com informações de Sandra Barreto da Gazeta do DF

Foto: Breno Esaki