Vacinação contra a covid para pessoas acima de 25 anos com comorbidades

Agendamento estará disponível a partir das 12 horas desta sexta e vacinação começa no sábado (29/05/21)

0
1606

O DF recebeu um novo carregamento de vacinas nesta quarta-feira (26). Com a chegada de novas doses, profissionais de Saúde que possuem registro nos conselhos de classe, ou que estão na linha de frente no combate à pandemia e ainda não conseguiram se vacinar, poderão fazer um novo agendamento. Serão disponibilizadas 10 mil vagas e o sistema estará aberta partir das 12 horas desta quinta-feira (27/05/21) no site vacina.saude.df.gov.br , sendo que a vacinação para esse grupo começa na segunda-feira (31/05/21).

Após deliberação do Comitê Gestor de Operacionalização da Vacinação contra a Covid-19, a Secretaria de Saúde também incluiu no grupo prioritário pessoas acima dos 25 anos com comorbidades. Para essas pessoas, o agendamento estará disponível às 12 horas de sexta (28) e a vacinação começa no sábado (29).

Tal medida foi necessária para facilitar o agendamento que, com diversos acessos simultâneos, as intercorrências no sistema de registros sejam minimizadas. Serão disponibilizadas 70 mil vagas para o cadastro dos usuários acima dos 25 anos portadores de comorbidades, o que inclui o último grupo inserido pelo Ministério da Saúde, de Doenças Neurológicas Crônicas.

A pessoa que conseguir agendar sua dose de vacina poderá comparecer ao local de vacinação selecionado a partir de sábado, conforme horário de funcionamento das unidades.

Há também a expectativa de que, com o novo quantitativo de doses, o grupo de profissionais aeroportuários seja incluído nas prioridades de vacinação. O detalhamento de como será o agendamento e a vacinação desse novo público será divulgado assim que finalizado.

Novas doses

Na última quarta-feira (26), duas remessas de vacinas foram recebidas pelo Governo do Distrito Federal, de acordo com a previsão divulgada anteriormente. O primeiro lote de 78 mil doses da vacina AstraZeneca que chegaram no final da manhã. O segundo lote desembarcou na Capital Federal por volta das 14 horas, com 10.530 doses da vacina da Pfizer.

Os dois carregamentos serão destinados à aplicação de primeiras doses (D1) e terão 10% das vacinas armazenadas como reserva técnica, para se evitar qualquer perda.

* Com informações da Secretaria de Saúde

Por Agência Brasília com informações de Sandra Barreto da Gazeta do DF

Foto: Reprodução Agência Brasília