Defesa Civil alerta para cuidados no período de estiagem

O órgão envia mensagens, por SMS, à população destacando a importância de tomar os devidos cuidados nesta época

0
1370

Com umidade marcando 30%, como ocorreu nas horas mais quentes no último final de semana, a Subsecretaria do Sistema de Defesa Civil, da Secretaria de Segurança Pública (SSP/DF), chama atenção para os cuidados com a saúde e o meio ambiente neste período.

O Distrito Federal ainda não atingiu os níveis mais críticos do período de estiagem, mas a baixa quantidade de chuvas neste mês de maio, de acordo com dados do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), é um alerta para os próximos meses, a partir de junho até meados de outubro, quando a massa de ar seco se estabelece no centro do país.

“Ainda não estamos registrando temperaturas muito altas, mas os cuidados, principalmente com crianças e idosos, devem ser redobrados”, avalia o subsecretário do Sistema de Defesa Civil, coronel Alan Araújo.

De acordo com o subsecretário, é essencial que a população adote medidas para amenizar as sensações causadas pelo período de estiagem. “O mais importante é ingerir bastante água durante todo o dia. Os exercícios físicos também já podem ser evitados no horário entre 10h e 16h. O Distrito Federal não se encontra no período crítico da seca, quando a umidade relativa do ar fica abaixo de 30% por no mínimo três dias consecutivos, mas que os cuidados já podem entrar na rotina dos brasilienses”.

Para receber os alertas da Defesa Civil é necessário fazer um cadastro prévio, enviando o CEP para o número 40199

A Defesa Civil classifica os níveis de umidade em três tipos: estado de atenção, quando a umidade fica entre 20% e 30% por cinco dias consecutivos; estado de alerta, com umidade entre 12% e 20% por três dias consecutivos e o estado de emergência, que é declarado quando a umidade fica abaixo dos 12% por, no mínimo, dois dias consecutivos.

É indicado utilizar vaporizadores, toalhas molhadas e recipientes com água para umidificar os ambientes e ficar atento aos alertas da Defesa Civil. “É importante ter cuidado com as bacias de água e colocá-las em locais adequados, evitando assim um acidente. Pois o morador pode não se atentar. No período da noite é melhor optar pelos umidificadores”, completa o subsecretário.

A Defesa Civil envia mensagens, por SMS, à população destacando a importância de tomar os devidos cuidados neste período. Para receber os alertas é necessário fazer um cadastro prévio, enviando o CEP para o número 40199.

Orientações importantes

➯ Procure manter o corpo sempre bem hidratado. Portanto, beba bastante água, mesmo sem sentir sede. Na hora do lanche ou da sobremesa, dê preferência a frutas ricas em líquidos, como melancia, melão e laranja, por exemplo. Em especial, fique atento à hidratação das crianças, idosos e dos doentes;
➯ Aplique soro fisiológico no nariz e nos olhos para evitar o ressecamento;
➯ Evite a prática de exercícios físicos ao ar livre entre 10h e 17h;
➯ Use produtos para hidratar a pele do rosto e do corpo, pelo menos depois do banho e na hora de deitar;
➯ Coloque chapéus e óculos escuros para proteger-se do sol;
➯ Aproveite o vapor produzido pela água durante o banho para lubrificar as narinas
➯ Coloque toalhas molhadas, recipientes com água ou vaporizadores nos quartos de dormir;
➯ Evite aglomerações e a permanência prolongada em ambientes fechados ou com ar condicionado, pois o ressecamento das mucosas aumenta o risco de infecções das vias aéreas;
➯ Mantenha a casa sempre limpa e arejada. O tempo seco aumenta a concentração de ácaros, fungos e da poeira em móveis cortinas e carpetes;
➯ Procure não usar vassouras que levantam o pó por onde passam. Dê preferência para aspiradores ou panos úmidos;
➯ Ligue ventiladores de teto no modo “exaustor”, com ar direcionado para cima. Ligados para baixo, no modo “ventilação”, levantam a poeira que se mistura no ar;
➯ Lave as mãos com frequência e evite colocá-las na boca e no nariz. Não esqueça de usar máscara de proteção individual, importante neste período para evitar o contágio pelo novo coronavírus.

Os cuidados para evitar incêndios florestais também devem ser lembrados neste período. “Não utilize fogo para limpar terrenos ou pastagens. Caso queira fazer algum aceiro, procure a orientação do CBMDF. Sempre que avistar alguma fumaça ou incêndio na vegetação, ligue 193 e informe o endereço do local e um ponto de referência”, explica o Comandante do Grupamento de Proteção Ambiental (Gpram), Tenente-Coronel Hugo Aritomo Sette Silva. Outro canal para informar sobre a ocorrência de incêndios florestais é o telefone do Grupamento, o 3901-2930.

*Com informações da SSP/DF

Por Agência Brasília com informações de Sandra Barreto da Gazeta do DF

Foto: Divulgação / Brasília Ambiental