A Emater-DF participa, a partir desta quarta-feira (21), da 6ª Edição da Feira da Goiaba que vai até domingo (25), na sede da Associação Rural e Cultural de Alexandre de Gusmão (Arcag). O evento, organizado pela Arcag, é uma adaptação da tradicional Festa da Goiaba à pandemia de covid-19.
Durante a feira, os visitantes poderão ter acesso por drive-thru a áreas de gastronomia e artesanato, à Florabraz (feira de flores e plantas ornamentais) e ao espaço Empório da Goiaba, onde produtores rurais comercializarão a fruta in natura, além de doces, sucos, licores, tortas e geleias.
O DF tem 83 produtores de goiaba, dos quais 4 são produtores orgânicos, com uma área total de 317 hectares plantados da fruta
Extensionistas da Emater vão dar palestras técnicas voltados a produtores (veja programação). A Emater também vai disponibilizar no Youtube e nas demais redes sociais da empresa vídeos de receitas com goiaba.
A Feira da Goiaba tem como objetivo divulgar a produção da fruta, estimular o seu consumo, atrair novos mercados, promover a integração entre os produtores e proporcionar informações técnicas a respeito do cultivo e manejo da goiabeira.
A visitação ao espaço será por ordem de chegada dos veículos e serão adotados protocolos de segurança sanitária, conforme as orientações do Governo do Distrito Federal e da Vigilância Sanitária. É obrigatório o uso de máscaras, aferição de temperatura de trabalhadores e visitantes na entrada do evento, uso de álcool gel e distanciamento social.
A 6ª Feira da Goiaba é uma iniciativa da Arcag, com apoio da Associação Cresce-DF. São parceiros da feira a Administração Regional de Brazlândia, Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento; Serviço de Limpeza Urbana (SLU), Secretaria de Turismo, Novacap, GDF, Governo Federal, e Polícia Militar.
Produção
Os produtores de goiaba do DF devem colher 8 mil toneladas da fruta neste ano, mantendo a média dos últimos três anos. A safra principal ocorreu no final de março – o segundo período de colheita, a “safrinha”, ocorre de setembro a outubro.
O DF tem 83 produtores, dos quais 4 orgânicos, com uma área total de 317 hectares plantados da fruta (0,55 hectare de orgânico), 22,7% da área de plantio destinada à fruticultura na capital. A principal região produtora da fruta no DF é Brazlândia, concentrando 98% da área de cultivo.
De acordo com a Emater-DF, a produção representa uma receita bruta de mais de R$ 26,6 milhões aos produtores da fruta e gera subprodutos apreciados pelo mercado. No DF, a produtividade da fruta é maior do que a média nacional. Os produtores locais colhem 27,5 toneladas por hectare, enquanto a média do país é de 26,4 toneladas por hectare.
Serviço
6ª Feira da Goiaba
Data: 21 a 25 de abril de 2021
Horário: 10h às 18h
Local: Associação Rural e Cultural de Alexandre de Gusmão (Arcag)
Endereço: BR-080, quilômetro 13, Brazlândia
Entrada: gratuita
Classificação: livre
Informações: João Paulo (61) 98424-8537
Programação
Saiba mais
Assistência, clima e tecnologia fazem DF ter produtividade agrícola maior que média nacional
‘Multiuso’, bananeira pode ser usada até como remédio e adubo
Emater trabalha para aumentar participação da fruticultura na agricultura do DF
Produção de uva tem espaço para crescer e atender fatia maior do mercado do DF
A Emater-DF
Empresa pública que atua na promoção do desenvolvimento rural sustentável e da segurança alimentar, prestando assistência técnica e extensão rural a mais de 18 mil produtores do DF e Entorno. Por ano, realiza cerca de 150 mil atendimentos, por meio de ações como oficinas, cursos, visitas técnicas, dias de campo e reuniões técnicas.
*Com informações da Emater-DF
Por Agência Brasília com informações de Sandra Barreto da Gazeta do DF
Foto Arquivo/Agência Brasília