79% da população vê pandemia no Brasil fora de controle

2163
Healthcare workers receive a patient suspected of having COVID-19, from an ambulance at the public HRAN Hospital in Brasilia, Brazil, Thursday, March 11, 2021. The HRAN is the reference hospital for the treatment of the new coronavirus cases. (AP Photo/Eraldo Peres)

55% das pessoas dizem ter muito medo de serem infectados — o número aumentou de janeiro para cá.

Pesquisa do Instituto Datafolha aponta que 79% da população entende que a pandemia no Brasil está fora de controle. O levantamento foi divulgado na noite desta quinta-feira (18) pelo jornal Folha de São Paulo.

18% acredita que a situação está parcialmente controlada, e 2% acha que a pandemia está totalmente sob controle. 1% não sabe/não opinou. A pesquisa foi feita por telefone com 2.023 pessoas de todos os estados do país nos dias 15 e 16 de março. A margem de erro é de dois pontos percentuais.

A percepção de que a disseminação da doença está fora de controle é majoritária mesmo entre os que estão vivendo normalmente, sem nenhuma medida extra de isolamento.

Ainda sobre o vírus, 55% das pessoas ouvidas dizem ter muito medo de serem infectados. O número cresceu: em janeiro, eram 44%. Outros 27% têm um pouco de medo, 12% não têm, e 7% relataram já ter contraído a doença.

O colapso na saúde no país contrasta com cenas de aglomerações e eventos clandestinos. Em São Paulo, onde já se registra morte por falta de leito de UTI, o índice de isolamento social estava em 43% na quarta-feira (17), longe da meta do governo paulista de 50%.

No Distrito Federal, a situação também é caótica. Mesmo com o governo reabrindo leitos desativados quase que diariamente, a lista de espera não é reduzida. Até às 7h desta sexta (19/03/21), 306 pessoas com covid-19 aguardavam por um leito de UTI.

Por Redação do Jornal de Brasília com informações de Sandra Barreto da Gazeta do DF

Foto Reprodução