Idosos a partir de 70 anos já podem receber quarta dose contra covid

Com a ampliação da faixa etária, mais 94 mil moradores do Distrito Federal estão elegíveis para reforçar a proteção

0
962
Vacinação drive thru na Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ), zona norte do Rio. A cidade do Rio de Janeiro retoma hoje (25) sua campanha de aplicação da primeira dose da vacina contra a covid-19 em idosos da população em geral. Hoje serão vacinados os idosos com 82 anos.

Idosos a partir de 70 anos já podem receber a segunda dose de reforço (quarta dose) contra a covid-19 desde as 13h desta quarta-feira (13). Confira no site da Secretaria de Saúde a lista dos locais de vacinação.

O secretário de Saúde, Manoel Pafiadache, alertou para a baixa adesão dos idosos de 80 anos ou mais. Para essa faixa etária, a vacinação com a segunda dose de reforço começou em 1º de abril, mas, até a terça-feira (12), pouco mais de 10 mil receberam o imunizante. O público total acima de 80 anos é estimado em cerca de 40 mil pessoas.

“Isso é muito preocupante. Até porque sabemos que a defesa imunológica vai diminuindo ao longo do tempo, principalmente entre os mais idosos”, explica o secretário, referindo-se à capacidade para enfrentar infecções. “A importância da quarta dose, ou segunda dose de reforço, é aumentar a segurança das pessoas, das famílias, dos grupos”, completa o gestor.

Agora, com a ampliação da faixa etária para todos a partir de 70 anos, são mais 94 mil moradores do Distrito Federal elegíveis para a quarta dose ou dose de reforço. “Isto é muito importante para a cobertura vacinal para a qual nos propusemos”, conclui o secretário.

*Com informações da Secretaria de Saúde do DF

Por Agência Brasília com informações de Sandra Barreto

Foto: Agencia Brasil – EBC