BTS anuncia novo álbum “Arirang”, primeiro com inéditas desde 2020

Comeback oficial está marcado para o dia 20 de março

O grupo sul-coreano BTS revelou o nome do seu novo álbum completo, o “Arirang”, na quinta-feira (15). E em uma live realizada nesta sexta-feira (16), os integrantes falaram do significado do título, que tem lançamento marcado para o dia 20 de março de 2026.

O disco será um projeto especial de agradecimento aos fãs que permaneceram ao lado do BTS durante o período de pausa.

E este será o primeiro álbum de canções inéditas desde “Map of the Soul: 7”, lançado em 2020. Diferente de “Proof” de 2022, que foi um álbum comemorativo que reuniu músicas já conhecidas.

O novo trabalho contará com 14 faixas inéditas, desenvolvidas ao longo do segundo semestre de 2025, e as versões físicas e digitais já estão em pré-venda.

A volta, aguardada com ansiedade pelas fãs conhecidas como Armys, acontece após todos os integrantes concluírem o serviço militar obrigatório na Coreia do Sul, finalizado em junho de 2025.

O que significa o nome do novo álbum?

“Arirang (아리랑) é a canção folclórica mais famosa da Coreia do Sul, simbolizando a alma, a história e a resistência do povo coreano.

Ela é reconhecida pela Unesco como Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade, e seu significado literal é incerto, mas teorias sugerem “meu amado”, evocando amor e separação, enquanto o refrão é um lamento coletivo e um chamado à união, representando a luta e a esperança de um povo dividido.

Historicamente, a música uniu os coreanos em momentos de crise, como durante a ocupação japonesa, servindo como um lamento coletivo e símbolo de resistência.

Na live realizada os integrantes falaram sobre a escolha do nome do comeback. “Nós sete também somos coreanos, e achamos que seria bom incluir algo que simbolizasse a Coreia. Pensando nisso, acabamos chegando à palavra-chave. Acho que é uma história sobre esse sentimento persistente, saudade e amor”, disse RM.

J-Hope completou: “Isso realmente combina conosco. Está relacionado às nossas raízes. Podemos mostrar esse nosso lado”.

Além disso, o grupo já performou a canção tradicional durante um festival na França em 2016.

Por Gazeta do DF
Fonte CNN Brasil
Foto: Reprodução/ Big Hit Entertainment