Pelo segundo ano consecutivo, um filme de Kleber Mendonça Filho entra na lista de melhores filmes do ano do The New York Times. O ranking de 2025 foi divulgado nesta terça-feira (2) e “O Agente Secreto” foi incluído.
O thriller estrelado por Wagner Moura ficou atrás de títulos como “Pecadores”, “Uma Batalha Após a Outra”, “Marty Supreme” e “Foi Apenas Um Acidente”. Veja a lista completa aqui.
No ano passado, o diretor pernambucano integrou a lista com “Retratos Fantasmas”. O documentário é de 2023, mas chegou aos Estados Unidos somente em 2024.
“O Agente Secreto” ganhou repercussão internacional após a estreia no Festival de Cannes, onde venceu dois prêmios (Melhor Diretor e Ator). Desde então, o título começou uma campanha para o Oscar.
Em sua crítica, o The New York Times destacou a sensibilidade e o humor do thriller de Mendonça Filho.
“Em seu mais recente ‘nocaute’, ‘O Agente Secreto’, o cineasta brasileiro Kleber Mendonça Filho adota uma sensibilidade livre e encontra risadas em meio ao terror. (…) Mendonça Filho (ex-crítico de cinema), porém, não é senão aventureiro; ele é um glorioso inconformista”, escreveu a crítica Manohla Dargis.
“Aqui, como em outros de seus filmes, ele ignora sutilezas e hierarquias de gênero, abraça o alto e o baixo e mistura o refinado com o bruto, uma abordagem que é ao mesmo tempo estética e ética. Aqui a vida pode ser brutal, mas também tem amor, música, sol quente, cerveja gelada e, claro, também tem Carnaval.”
Sobre o que fala “O Agente Secreto”?
Ambientado no Recife de 1977, o título é um thriller político, que acompanha Marcelo, um professor que foge de um passado misterioso e volta ao Recife em busca de paz, mas logo percebe que a cidade está longe de ser o refúgio que procura.
A produção é estrelada por Wagner Moura (“Tropa de Elite”), Maria Fernanda Cândido (“Terra Nostra”), Gabriel Leone (“Dom”), Isabél Zuaa (“O Nó do Diabo”), Alice Carvalho (“Cangaço Novo”) e mais.
Por Gazeta do DF
Fonte CNN Brasil
Foto: Divulgação














