Projeto ‘Eu Já Tive a Sua Idade’ conecta estudantes da rede pública a pessoas idosas renomadas do DF

Iniciativa da Secretaria de Justiça e Cidadania estreia nesta sexta-feira (22), no Gama, promovendo bate-papo entre jovens e personalidades que marcaram a história da capital federal

Histórias de vida, experiências acumuladas e aprendizados que atravessam décadas vão ganhar espaço dentro das salas de aula do Distrito Federal (DF). A partir desta sexta-feira (22), estudantes do ensino médio da rede pública terão a oportunidade de dialogar diretamente com pessoas idosas que marcaram a trajetória cultural e social da capital. Essa é a proposta do projeto Eu Já Tive a Sua Idade, da Secretaria de Justiça e Cidadania do DF (Sejus-DF), que estreia no Centro de Ensino Médio (CEM) 01 do Gama.

O projeto funciona como um bate-papo em formato de perguntas e respostas, no qual os estudantes poderão dialogar com convidados especiais. Nesta estreia, a partir das 9h15, a turma vai receber a professora Silvia Seabra, 80 anos, conhecida por sua trajetória em palestras sobre etarismo, envelhecimento e preparação para o futuro.

Além da convidada principal, uma pessoa idosa da comunidade local, Maria da Conceição Boaventura, 76 anos, integrante do programa Viver 60+, coordenado pela Sejus-DF, também participará do encontro, compartilhando suas vivências e fortalecendo a troca de experiências com os jovens.

A proposta é itinerante: as próximas edições já têm confirmadas a presença da colunista Jane Godoy, 81 anos, e da jornalista e apresentadora de rádio e TV Mônica Nóbrega.

Para a secretária de Justiça e Cidadania, Marcela Passamani, idealizadora do projeto, a iniciativa é uma oportunidade de transformar vidas por meio da troca de saberes. “Criamos o Eu Já Tive a Sua Idade para valorizar quem já viveu tanto e tem muito a ensinar, ao mesmo tempo em que fortalecemos a escuta dos jovens, que trazem suas visões de mundo e inquietações. Essa interação intergeracional é grandiosa, porque constrói pontes entre passado, presente e futuro, despertando respeito, aprendizado e empatia em todos os envolvidos”, destacou.

Com o Eu Já Tive a Sua Idade, a Sejus-DF reforça sua política de valorização da pessoa idosa e aposta na força do diálogo entre gerações como ferramenta de transformação social.

*Com informações da Secretaria de Justiça e Cidadania

Por Gazeta do DF

Fonte Agência Brasília

Foto:  Joel Rodrigues/Agência Brasília