Contra a violência de gênero, campanha Agosto Lilás é lançada no DF

Com extenso calendário de ações, a iniciativa busca sensibilizar a sociedade e ampliar o debate em locais públicos de alta circulação

0
177

Começou nesta quinta-feira (1º) a campanha Agosto Lilás 2024, coordenada pela Secretaria da Mulher do Distrito Federal (SMDF). A iniciativa tem o objetivo de conscientizar a sociedade sobre a necessidade de acabar com a violência contra a mulher. A ação contará com diversos eventos destinados a divulgar a Lei Maria da Penha, os serviços especializados da rede de atendimento à mulher e os mecanismos de denúncia. Serão realizadas palestras, caminhadas, encontros, distribuição de material informativo e ações de mobilização para fortalecer e consolidar o enfrentamento à violência doméstica e familiar contra a mulher.

Na primeira ação do calendário, que conta com mais de 50 atividades realizadas em parceria com diversos órgãos governamentais e a sociedade civil, a SMDF está instalando totens alusivos à campanha em 11 regiões administrativas, como forma de chamar a atenção para a importância do combate à violência contra a mulher. Nesta sexta (2), será lançada a campanha Mulher, Não se Cale!, na praça ao lado da Feira Central de Ceilândia, às 9h30. Esta ação percorrerá as principais feiras do DF até o dia 22 de setembro, levando informações, apoio e conscientização sobre os tipos de violência de gênero.

Para a secretária da Mulher, Giselle Ferreira, a programação repleta de ações de esclarecimento e informação à população do DF visa sensibilizar todos sobre a importância da denúncia. “No ano em que a Lei Maria da Penha completa 18 anos, vamos reforçar a responsabilidade de todos no combate à violência contra a mulher e a importância da igualdade entre homens e mulheres. Diversificamos as ações para que todos façam parte desta campanha. O trabalho é contínuo e requer o esforço de toda a sociedade”, destaca.

Entre as ações previstas, estão a inauguração de três novos Comitês de Proteção à Mulher, no Lago Norte, na Estrutural e em Sobradinho; a exposição itinerante de 18 bancos vermelhos, em alusão aos 18 anos da Lei Maria da Penha; a iluminação da Torre de TV; palestras em escolas públicas do DF; uma corrida no Eixão Norte e atividades voltadas para a campanha Agosto Dourado, que incentiva a amamentação. Consulte aqui a programação completa.

Agosto Lilás

A lei que institui o Agosto Lilás em todo o país prevê que, anualmente, a União e os estados promovam ações de conscientização e esclarecimento sobre as diferentes formas de violência contra a mulher. “A campanha faz referência ao aniversário da Lei Maria da Penha, instituída pela Lei nº 11.340, de 7 de agosto de 2006, que em 2023 completou 17 anos”, completa a secretária.

Lançamento da campanha Mulher, Não se Cale! 

• Data – Sexta-feira (2)
• Local – Praça ao lado da Feira Central de Ceilândia
• Horário – 9h30

*Com informações da Secretaria da Mulher

Por Agência Brasília

Foto: Divulgação/ SMDF / Reprodução Agência Brasília