Show de talentos que descobriu Beyoncé ganha nova versão na Netfllix

Novo formato do icônico show de talentos dos anos 80 e 90 chega à plataforma de streaming

“America’s Got Talent”, “The Voice”, “American Idol” – algum deles existiria sem o “Star Search”? O programa icônico dos anos 80 e 90 estabeleceu as bases para os onipresentes shows de competição de talentos de hoje, com uma grande exceção: quando se tratava de coroar grandes estrelas, tinha uma tendência a errar.

Todos, desde Britney Spears até Justin Timberlake e Aaliyah, apareceram no programa – e perderam, assim como a futura vencedora de 35 Grammys, Beyoncé, que competiu em 1993 como parte de um grupo feminino chamado Girls Tyme.

“Dá para acreditar?”, disse William Pilipchuk à CNN, vocalista do grupo de rock Skeleton Crew, que superou o Girls Tyme em um momento imortalizado no single “***Flawless” de Beyoncé. “Sou o único cantor que venceu Beyoncé em uma competição na televisão nacional“Play Video

O guitarrista da banda, Scott Christy, lembrou de ter ido aos bastidores depois que os jurados promoveram sua banda de rock totalmente masculina e acústica para a próxima rodada, em vez das pré-adolescentes do Girls Tyme. “Havia lágrimas”, disse Christy à CNN. “Foi horrível. Eu me senti mal”.

Agora, “Star Search” está de volta, desta vez na Netflix, com o ator Anthony Anderson como apresentador. A nova versão – a segunda reformulação após a tentativa fracassada da CBS em 2003 – está mais badalada, maior, ao vivo e mais chamativa. Mas seus pareamentos um tanto sem sentido permanecem, como em um episódio recente que apresentou uma dupla de trapezistas competindo contra uma treinadora fazendo uma rotina de dança com seu cachorro.

O revival teve um início lento. Resta saber se algum dos primeiros participantes – que incluem vários mágicos e um comediante cantor, entre outros – se tornará a próxima grande estrela da América. Mas como os vencedores e perdedores do passado sabem, os resultados do “Star Search” frequentemente têm pouco a ver com o que eles encontram depois.

Uma vitória agridoce

A cantora e compositora Katrina Woolverton teve sua chance de estrelato em 1989. Sua competidora na tela, na categoria júnior de vocais, era uma cantora de 10 anos que interpretou uma versão de “My Funny Valentine”. Seu nome era Aaliyah.

Em uma entrevista à CNN, Woolverton lembrou que Aaliyah tinha “um jeito quieto” e que era “um pouco mais reservada, mas incrivelmente talentosa”.

Woolverton acabou superando Aaliyah e se tornou a campeã da primeira rodada na categoria júnior de vocais. A derrota não derrubou Aaliyah. Apenas cinco anos depois, ela lançou seu álbum de estreia, “Age Ain”t Nothing but a Number”.

A carreira musical de Woolverton tomou um rumo diferente. Após o programa, ela recebeu ofertas de gravadoras, mas acabou deixando a indústria musical depois de enfrentar algumas adversidades em casa, optando por focar em sua educação. Ela eventualmente retornou à música como artista de EDM, que é seu foco atualmente.

Aaliyah, por sua vez, lançou três álbuns de estúdio após sua estreia, gerando cinco hits que chegaram ao top 10 da Billboard Hot 100. Amplamente considerada uma das artistas mais promissoras de seu tempo, sua ascensão meteórica foi interrompida por sua morte prematura em um acidente de avião em 2001.

A morte de Aaliyah atingiu Woolverton duramente. “Não há doçura naquela vitória porque ela não está mais aqui”, disse Woolverton. “Eu sempre pensei que teria a chance de cruzar com ela e parabenizá-la e apenas dizer, “Eu fiquei tão orgulhosa de ver que você conseguiu”.

Fatores motivadores

O mega estrelato não encontrou o Skeleton Crew após o “Star Search”, mas a banda não se saiu tão mal. Eles conseguiram um contrato com uma gravadora e tiveram a chance de fazer turnês como apoio para artistas como Foreigner e Kenny Loggins.

Eles só descobriram depois que seu sucesso veio do que uma das artistas mais influentes do século uma vez chamou de “momento decisivo” de sua infância.

Beyoncé abordou diretamente sua derrota, ao lado de Kelly Rowland, LaTavia Roberson e LeToya Luckett, 30 anos depois do ocorrido, dizendo em 2013: “Você nunca é bom demais para perder, você nunca é grande demais para perder, você nunca é inteligente demais para perder. Isso acontece, E acontece quando precisa acontecer e você precisa abraçar essas coisas“. No mesmo ano, ela incluiu imagens do momento em seu videoclipe de “***Flawless”.

O Skeleton Crew entrou em contato após o lançamento do single, e Pilipchuk admite que ainda tem um “gosto amargo” por nunca ter recebido uma resposta de Beyoncé ou de sua equipe.

O Skeleton Crew se desfez em 1995, e Pilipchuk e Christy agora se apresentam em uma banda chamada The Crystal Set.

Pilipchuk insiste que ainda permanece largamente indiferente ao fato de que ele e o Skeleton Crew têm alguma conexão com a ascensão meteórica de Beyoncé.

Christy tem uma visão mais suave, creditando a experiência como “o presente que continua nos retribuindo”. “Isso agora só me traz um sorriso ao rosto”, disse ele.

Uma nova era

O “Star Search” original estreou na CBS com o famoso apresentador de TV Ed McMahon como anfitrião em 1983 e foi ao ar até 1995. Considerado o primeiro programa de competição de talentos da realidade, apresentava disputas diretas em categorias incluindo vocalista solo e em grupo, comédia, modelo porta-voz e dança.

A versão atualizada da Netflix faz referência ao seu antecessor com sua votação, permitindo que os jurados Chrissy Teigen, Jelly Roll e Sarah Michelle Gellar distribuam até cinco estrelas. O formato ao vivo também permite que os espectadores atuem como o quarto juiz votando em tempo real.

Para Marty Thomas, um veterano da Broadway que competiu contra Britney Spears na competição de vocalista júnior de 1992, a experiência no programa foi tão profundamente positiva que ele espera que o revival capture um pouco dessa magia para sua nova leva de jovens estrelas.

“Quando você está reiniciando algo como ‘Star Search’, que tantas pessoas guardam um lugar tão especial em seus corações dos anos 80, eu realmente espero que eles consigam ao menos se esforçar para capturar um pouco daquela inocência e daquela realidade”, disse Thomas à CNN, logo após uma série de apresentações em cruzeiros.

Inocência é uma boa palavra para isso. Depois de competirem um contra o outro no “Star Search”, Thomas, Spears e suas famílias se tornaram amigos nos anos que se seguiram. Ele e Spears frequentaram a mesma escola de artes cênicas em Nova York, e ele fez parte da vida da cantora pop até meados dos anos 2000, testemunhando sua ascensão meteórica.

Em última análise, ele observou, sua rejeição no “Star Search” não teve um impacto negativo tão grande “além de partir seu coração”. Na verdade, Thomas continuou, a experiência apenas “fortaleceu sua determinação para continuar trabalhando mais e tentar coisas novas.”

“Star Search”, é claro, não é o único programa de competição reality show a rejeitar grandes talentos (olha só para você, Jennifer Hudson, EGOT).

O reboot está, no entanto, se apoiando na ideia de que mesmo se você perder, você vence.

Talvez Anderson tenha expressado melhor quando se despediu da treinadora e seu cachorro após os trapezistas os eliminarem, dizendo, “agora o mundo inteiro sabe quem vocês são”.

Por Gazeta do DF
Fonte CNN Brasil
Foto: Divulgação