Nesta quinta-feira (27), turmas do Viver 60+ das regiões da Fercal, de Sobradinho e de Sobradinho II participaram de uma edição especial do circuito de Natal do programa. Cerca de 80 idosos tiveram uma manhã de atividades, incluindo visita guiada pelos educadores e biólogos do zoológico, passando pelos animais e pelo museu de taxidermia, além de momentos de descontração com música, dança e café da manhã especial. A visita contou, ainda, com a presença do Papai Noel, trazendo nostalgia e alegria aos participantes.
O projeto é fruto de uma parceria da Secretaria de Justiça e Cidadania (Sejus-DF) com a Fundação Jardim Zoológico de Brasília (FJZB), que reserva toda última quinta-feira do mês para receber os grupos. Neste ano, mais de mil idosos inscritos nos 34 núcleos do programa participaram da experiência.
Maria José Nunes, de 68 anos, participa do programa há sete meses. “Essa visita mexeu muito comigo. Antes do Viver 60+ eu vivia sozinha, e hoje tenho amizades, participo das atividades e vou aos passeios. Eu me sinto mais alegre, com a mente e o coração tranquilos durante os passeios do programa”, contou ela, que estava há mais de 30 anos sem frequentar o zoológico.
A secretária de Justiça e Cidadania, Marcela Passamani, destacou o impacto social da iniciativa: “O Viver 60+ cumpre um papel essencial de levar os idosos para dentro dos espaços públicos, garantindo acesso, segurança e acolhimento. Ver a emoção de quem visita o zoológico pela primeira vez neste ano mostra o impacto positivo do programa na vida dessas pessoas”.
Para a subsecretária de Políticas para o Idoso, Dolores Ferreira, iniciativas como o Viver 60+ evidenciam a importância de investimentos permanentes na população idosa. “Precisamos criar oportunidades para que os mais velhos vivam com dignidade e se sintam valorizados”, afirmou.
O Viver 60+ é voltado ao envelhecimento saudável, ativo e digno, oferecendo cursos, oficinas, passeios culturais e atividades físicas. Atualmente, o programa está presente em 34 regiões do Distrito Federal, incluindo Ceilândia, Estrutural, Riacho Fundo II, Sobradinho, Planaltina, Fercal, Samambaia, São Sebastião e Taguatinga.
*Com informações da Sejus-DF
Por Gazeta do DF
Fonte Agência Brasília
Foto: João Marcos Teixeira/Sejus-DF














