A Agência de Desenvolvimento do Distrito Federal (Terracap) oficializou sua adesão à RedeMAIS, programa do Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP) que disponibiliza imagens de satélite para monitoramento territorial e ambiental. A assinatura do termo ocorreu no Palácio da Justiça, na última semana, com a presença do presidente da Terracap, Izidio Santos Junior, e do secretário-executivo do MJSP, Manoel Carlos de Almeida Neto, e garante à empresa acesso a uma das maiores plataformas de geomonitoramento do país.
A utilização das imagens e informações disponibilizadas pelo programa permitirá à Terracap intensificar o ordenamento da ocupação do solo, proteger o patrimônio fundiário e atuar na preservação ambiental da capital federal. Em contrapartida, a Terracap também fornecerá ao MJSP dados relevantes de sua área de atuação.
Por meio da Plataforma Web, a empresa pública poderá acessar imagens diárias da constelação PlanetScope — formada por cerca de 130 satélites, com resolução espacial de 3,5m. A iniciativa integra o Programa Brasil M.A.I.S., que hoje reúne milhares de usuários públicos em todo o país.
A adesão representa um salto tecnológico para a companhia, que já utiliza diversos recursos de geoprocessamento em sua rotina. Atualmente, a Terracap conta com drones equipados com câmeras e sensores, acesso à Plataforma MGP Pro (Maxar), além de imagens de catálogos abertos, como as fornecidas pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE). Com o reforço da RedeMAIS, a Agência passa a complementar esse portfólio, ampliando sua capacidade de acompanhar obras, fiscalizar áreas, planejar parcelamentos urbanos e desenvolver projetos estratégicos.
Segundo o engenheiro e chefe do Núcleo de Geoprocessamento e Topografia (Nuget) da Terracap, Vitor Hugo Santos, a novidade vai tornar o trabalho e sistemas da agência mais ágeis e eficientes: “Além das imagens, a RedeMAIS fornece alertas de detecção de mudanças, como desmatamento, queimadas e construções irregulares. Esses sinais podem ser integrados aos fluxos de trabalho da empresa, orientando ações preventivas e permitindo o uso mais assertivo dos recursos disponíveis pela Terracap”, destacou.
O programa é financiado pelo governo federal, por meio do Fundo Nacional de Segurança Pública — gerido pela Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp) — e da Polícia Federal.
*Com informações da Terracap
Por Gazeta do DF
Fonte Agência Brasília
Foto: Divulgação/MJSP