A CEB Iluminação Pública e Serviços (CEB IPes) finalizou o mutirão de manutenção realizado nas passagens subterrâneas do Eixo Rodoviário, que conectam o Eixo W ao Eixo L, no coração do Plano Piloto. A iniciativa abrangeu as 16 travessias localizadas tanto na Asa Sul quanto na Asa Norte, garantindo mais segurança e conforto aos pedestres que circulam diariamente por essas vias.
Nos últimos dois meses, a companhia realizou um trabalho intensivo de manutenção, que resultou na substituição de 230 lâmpadas e no reparo de 200 metros de cabos elétricos furtados — prejuízos que comprometeram significativamente a iluminação pública das passagens.
As ações visam garantir a funcionalidade desses espaços que são essenciais para a mobilidade urbana do Distrito Federal. No entanto, a CEB IPes ressalta que as passagens subterrâneas, assim como outras áreas do Plano Piloto, têm sido alvos recorrentes de furtos e vandalismo. Apesar das inspeções preventivas rotineiras, é comum que os equipamentos sejam danificados ou levados poucos dias após a realização da manutenção, o que torna o trabalho da companhia ainda mais desafiador.
“O mutirão foi fundamental para restabelecer a iluminação das passagens, que são pontos sensíveis e de extrema importância para a população. Além disso, estamos intensificando as inspeções preventivas para tentar evitar que esses locais fiquem novamente às escuras em função de novos furtos ou atos de vandalismo”, afirma o diretor de Manutenção da CEB IPes, Paulo Afonso Teixeira.
A CEB IPes reitera que segue monitorando constantemente os equipamentos de iluminação nas travessias do Eixão e destaca a necessidade de atuação coordenada com as forças de segurança pública. A presença ostensiva é essencial para coibir ações criminosas e preservar os investimentos realizados pela companhia em prol da população.
Para que qualquer problema de iluminação pública seja rapidamente corrigido, a colaboração da população é fundamental nesse processo. Ao identificar falhas, a orientação é acionar a Central 155, utilizar o aplicativo Ilumina DF ou o WhatsApp (61 3774-1155) para abertura de chamados. Em casos de furto ou atividades suspeitas, é essencial comunicar imediatamente as forças de segurança pelo telefone 190.
*Com informações da CEB IPes
Por Gazeta do DF
Fonte Agência Brasília
Foto: Divulgação/CEB IPes