Mais da metade dos domicílios do DF tem animal de estimação

Os cachorros são os pets mais comuns nas moradias da capital federal, seguidos de gatos e aves

A Pesquisa Distrital por Amostra de Domicílios Ampliada (Pdad-A) de 2024 elaborada pelo Instituto de Pesquisa e Estatística do Distrito Federal (IPEDF) apontou 837 mil animais de estimação vivendo em 679,7 mil lares do Distrito Federal (DF).

Isso indica que 55% dos domicílios do DF possuem algum animal de estimação. Os cachorros são os pets mais comuns nas moradias da capital (45,8%), seguidos por gatos, aves e outros animais.

O estudo ainda mostra que os domicílios do DF, em sua maioria, têm apenas um animal de estimação, com destaque para as regiões administrativas (RAs) do Sudoeste/Octogonal (67,3%) e Cruzeiro (67%), que apresentam concentração de domicílios em que há somente um animal.

Em relação à quantidade de animais de estimação nas regiões administrativas, Ceilândia é a cidade com o maior número de pets, cerca de 63 mil. Em última posição fica o SIA, com pouco mais de 1.000 animais.

A pesquisa revela também que, na área urbana do DF, as regiões administrativas com maior percentual de domicílios com animais de estimação foram Park Way e Vicente Pires.

De acordo com a diretora de Estatística e Pesquisa Socioeconômica do IPEDF, Francisca Lucena, a pesquisa é importante para orientar os responsáveis por ações e políticas de cuidado e proteção aos animais.

“A Pdad-A 2024 é uma coleta domiciliar e amostral, que traz informações sobre as características dos domicílios, sua infraestrutura e cercanias, bem como de seus moradores. Foram quase 25 mil entrevistas realizadas durante os dez meses de coleta de dados feitos pelo IPEDF. A pergunta sobre a presença e quantidade de animais de estimação foi mantida na pesquisa, por sua importância para os gestores responsáveis por ações e políticas de cuidado e proteção aos animais”, disse.

Acesse o gráfico aqui.

*Com informações do IPEDF

Por Gazeta do DF

Fonte Agência Brasília

Foto: Ualisson Noronha/Agência Saúde-DF