Carros elétricos ou híbridos seminovos terão isenção de IPVA

Por Samanta Sallum 

A Associação das Empresas Revendedoras de Veículos do DF (Agenciauto-DF), depois de audiência hoje com o governador Ibaneis Rocha, conseguiu ter atendida uma importante demanda. O chefe do Buriti determinou que os veículos automotivos elétricos e/ou híbridos seminovos também tenham direito à isenção do pagamento do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA).

A medida era uma reivindicação do setor de vendas de carros e será publicada no Diário Oficial do Distrito Federal (DODF), na próxima terça-feira (25).

“Uma vitória para o setor e para os proprietários de veículos elétricos e híbridos”, disse à coluna o presidente da Agenciauto, José Rodrigues Neto.

O calendário de pagamento do IPVA começa na segunda-feira. A parcela única para os motoristas do Distrito Federal começa no dia 24 e vai até sexta-feira (28). O vencimento varia de acordo com o final da placa.

Na segunda, será o dia dos veículos com numeração 1 e 2; e no dia seguinte, 3 e 4 – e assim sucessivamente. O calendário vale também para a primeira parcela, caso o proprietário decida dividir o imposto em até seis vezes, desde que não sejam inferiores a R$ 50.

De outros estados 

A lei publicada em dezembro de 2024 foi editada em janeiro para contemplar os carros que foram comprados com nota fiscal de outro estado, mas vendidos por concessionárias.

“Nosso pedido era liberar também para a venda de seminovos. O setor de usados é muito amplo, nós compramos carros do Brasil inteiro. Então, solicitamos que o IPVA fosse isento para carros comprados aqui ou em outros estados, seja pessoa física ou jurídica, sendo de concessionária ou não”, explicou Rodrigues Neto.

Em janeiro deste ano, o setor de seminovos e usados vendeu 23 mil carros no Distrito Federal. Eles contam com 850 lojas pelo DF e, juntos, empregam diretamente 20 mil profissionais.

Capital da sustentabilidade 

Ibaneis Rocha também reforçou a meta de transformar Brasília na capital da sustentabilidade. “Tenho um carinho muito grande por esse setor, que contribui muito para o desenvolvimento da cidade. Recebi o pedido no que diz respeito às multimarcas para a venda de carros elétricos e híbridos. Assinaremos o decreto isentando as multimarcas do pagamento de IPVA destes veículos”, afirmou.

“O incentivo ao uso de carros híbridos e elétricos é um compromisso nosso. Brasília deve se tornar a capital mais sustentável”, completou o governador.

Por Samanta Sallum do Correio Braziliense

Foto: Coluna Capital S/A / Reprodução Correio Braziliense