Selo e certificado de excelência no uso do sistema informatizado da DPDF são criados

Objetivo é incentivar o uso eficaz da ferramenta e reconhecer defensores públicos e servidores que se destacarem no aprimoramento de suas rotinas operacionais

A Defensoria Pública do Distrito Federal (DPDF) criou o selo e o certificado de excelência no uso do Sistema de Solução Avançada em Atendimento de Referência (Solar). O objetivo é incentivar o uso eficaz da ferramenta na instituição e reconhecer os defensores públicos e servidores que se destacarem no aprimoramento de suas rotinas operacionais e na proposição de melhorias tecnológicas. A portaria foi publicada no Diário Oficial do Distrito Federal (DODF) nesta sexta-feira (8).

As condecorações serão concedidas anualmente, com base nos resultados obtidos ao longo do período avaliado. A seleção dos agraciados para o recebimento do selo e do certificado será realizada por uma comissão específica, indicada pelo coordenador do Comitê de Tecnologia, Inovação e Inteligência Digital Defensorial da DPDF. Os candidatos poderão ser indicados pela Administração Superior, chefias imediatas, defensores, servidores e assistidos ou poderão submeter relatórios voluntários demonstrando suas contribuições.

Os selos de excelência no uso do sistema informatizado Solar serão concedidos nas categorias Contribuição Inovadora e Melhoria Operacional, cada uma dividida em três níveis: ouro, prata e bronze. O Selo de Contribuição Inovadora será atribuído a defensores e servidores que propuserem e implementarem soluções inovadoras no Solar, promovendo novas funcionalidades ou fluxos de trabalho que resultem em melhorias significativas no atendimento ao público ou na gestão processual.

Para a aferição, serão considerados os critérios de impacto, originalidade, sustentabilidade e feedback. O Selo de Melhoria Operacional reconhecerá defensores e servidores que implementarem melhorias significativas nas rotinas administrativas e operacionais, utilizando o Solar para otimizar a execução de tarefas e a gestão de processos. Os critérios de aferição serão eficiência, aplicabilidade e resultados quantitativos.

O certificado de excelência será concedido a defensores e servidores que, ao longo de um período contínuo (mínimo de um ano), tenham demonstrado excelência no uso do sistema, contribuindo para o aprimoramento das rotinas diárias e capacitando colegas no uso da plataforma. Os critérios de aferição serão constância, capacitação e indicadores de qualidade.

Para o defensor público-geral, Celestino Chupel, a criação do selo e do certificado de excelência no uso do Solar promove o uso mais estratégico da tecnologia por defensores públicos e servidores, aprimorando as rotinas processuais e promovendo maior agilidade nas soluções jurídicas.

“Ao reconhecer os profissionais que se destacam na proposição de melhorias tecnológicas, o selo e o certificado estimulam a inovação contínua dentro da instituição, impulsionando a criação de um ambiente de trabalho mais produtivo, com foco em resultados que beneficiam diretamente os assistidos e fortalecem a missão da DPDF”, afirmou.

*C0m informações da DPDF

Por Agência Brasília

Foto: Divulgação/DPDF / Reprodução Agência Brasília