O Cine Brasília receberá, entre os dias 29 de outubro e 1º de novembro, a primeira mostra de filmes dedicada às doenças raras. O evento pioneiro destaca narrativas tocantes e enriquece a discussão em torno da inclusão e da saúde pública.
A mostra exibirá 10 filmes que retratam a vida de pacientes com doenças raras, todos com recursos de acessibilidade, como audiodescrição, Libras e legendas. Os longas que serão expostos são:
A Planta
A história de cada um
Atrás dos meus olhos
Ave Rara
Esclerosada não é a vó
Ilegal
Na minha pele
O outro mundo de Sofia
Tin Soldiers
O Festival Raro de Cinema é idealizado pela Associação Maria Vitoria de Doenças Raras (AMAVIRARAS). O jornalista Guilherme Vicente de Morais, idealizador e curador da mostra, afirma que o evento traz à tona a discussão sobre as cerca de 8 mil doenças raras catalogadas pela OMS. “Apesar de 13 milhões de brasileiros conviverem com alguma dessas condições, o tema ainda é insuficientemente debatido. E ao utilizar o cinema como ferramenta de conscientização, nós ampliamos a visibilidade dessas questões”, disse Morais.
Para Lauda Santos, presidente da AMAVIRARAS, o evento oferece uma abordagem inovadora sobre questões de saúde, promovendo um ambiente de reflexão aprofundada. “A mostra não só celebra a arte, mas também reforça a importância de abordagens criativas para sensibilizar a sociedade sobre temas tão importantes como as doenças raras”, afirma Lauda.
Serviço:
Local: Cine Brasília 106/107 Sul
Data: De 29/10 à 01/11
Horário: De 09:00 às 17h
Programação completa: www.rarotalks.com.br/festivalrarodecinema
Por Raphaela Peixoto do Correio Braziliense
Foto: Divulgação / Reprodução Correio Braziliense