Ateliê comemora duas décadas de arte sobre porcelana

O caminho até os 20 anos do ateliê começou quando a mãe de Rose, dava aulas de pintura em porcelana enquanto Rose ainda era criança

Comemorando 20 anos de atuação, o Ateliê Rose Attanazio realizará nos próximos dias 18, 19, 20 e 21 de setembro a III Exposição de Pintura Sobre Porcelana. A mostra, que ocorrerá no Instituto Santa Marcelina, no Lago Sul, celebra a cultura da arte em porcelana, uma forma de expressão que, atualmente, é rara em Brasília, mas que reflete a beleza e a tradição da cidade e do país. Mais de 100 peças estarão expostas neste evento aberto ao público.

O caminho até os 20 anos do ateliê começou quando a mãe de Rose, Eremita Attanazio, dava aulas de pintura em porcelana enquanto Rose ainda era criança. “Comecei a dar minhas pinceladas vendo a minha mãe pintar, e também fui me aperfeiçoando, fazendo vários cursos em outros estados e até em outros países”, disse Rose. No entanto, até então, ela pintava apenas como hobby.

Rose é formada em artes plásticas, mas não atuava na área até que, um dia, algumas colegas que eram alunas de Eremita pediram para que ela também desse aulas. “Fiquei surpresa, porque eu só pintava”, contou. Desde então, ela ministra aulas de pintura em porcelana em uma sala no Bloco E do Mix Park Sul, na 910 Sul. Rose orgulha-se ao dizer que foi um grande sucesso começar a ensinar com cinco alunas, que frequentam suas aulas até hoje. “Acho bacana essa confiança que elas têm em mim, porque eu não tinha experiência em dar aulas. Já pintava, já tinha ganhado prêmios nesse meio, mas nunca havia dado aulas para adultos”, frisou.

Ana Maria Yoshimi Inokuchi Pereira, 73 anos, é aluna de Rose há 20 anos. Ela contou que passou por outros ateliês antes de Rose iniciar as atividades como professora. “Acho que a Rose é uma das melhores professoras aqui de Brasília. Ela é muito preparada em todos os estilos que queremos pintar.” Para Ana, a pintura em porcelana é um hobby muito prazeroso. Nesta exposição, ela terá a oportunidade de apresentar peças que vem produzindo há mais de 20 anos. “Quem conhece essa arte diz que é como uma cachaça”, brincou.

A procura pelas aulas após a pandemia

As turmas foram aumentando, e Rose passou a dar aulas até aos sábados. “Está dando certo, minhas alunas estão muito satisfeitas.” As turmas têm alunas de 22 a 87 anos. A professora considera que os ateliês de pintura em porcelana foram diminuindo ao longo dos anos porque as pessoas acreditavam que esse tipo de arte era “coisa de vovózinha”. Entretanto, ela afirma que pessoas de todas as idades podem soltar a imaginação e criar o que quiserem com o material. “Existem as pinturas clássicas e vários outros estilos, mas não é só aquela coisa de florzinhas bonitinhas”, acrescentou.

Rose apontou que, com o isolamento, as pessoas sentiram a necessidade de fazer algo diferente e de se ocupar em casa, o que gerou um forte movimento de aulas on-line de pintura sobre porcelana. Isso aumentou a procura pelas aulas do Ateliê Attanazio. “Eu já tinha turmas formadas, mas tive que parar tudo. Quando voltei, foi aos poucos.” No período pós-pandemia, ela teve que abrir novos horários para acomodar a crescente demanda. Atualmente, ela tem, em média, sete turmas com cinco alunas cada e uma lista de espera que só cresce.

Em agosto, o ateliê completou 20 anos, e Rose sentiu a necessidade de mostrar os trabalhos feitos ao longo do tempo, especialmente para o público mais jovem, que recentemente tem demonstrado interesse pelo universo artístico da porcelana. “Não há um tema específico. São trabalhos modernos, inspirados em obras orientais, naturalismo, arte egípcia, Brasil, entre outros”, explicou.

Rose espera que as pessoas que visitarem a mostra saiam deslumbradas. “É algo que ninguém imagina. As pessoas costumam pensar que você pega um papel e cola o desenho na porcelana.” A artista vai expor obras que mostram o processo de produção desde o início, para que os visitantes entendam o passo a passo da criação.

Ela acredita que a exposição será uma oportunidade para as próprias alunas conhecerem todo o acervo de trabalhos da professora e de outras alunas que passaram pelo ateliê. “É um apanhado de todos os estilos do ateliê.” O evento contará com um estande da loja Aladim Porcelanas, de São Paulo, convidada para prestigiar a exposição. Rose comenta que foi uma forma de fomentar o mercado de produtos de porcelana em Brasília. “Como não há loja na capital, as pessoas ficam sem saber onde comprar. Nesse estande, haverá decalques, tintas, porcelanas brancas, óleos e outros materiais.”

Dedicatória

A programação da exposição contará com uma homenagem a Eremita Attanazio, de 84 anos. Rose afirmou que a artista e professora foi uma das fundadoras da antiga Associação de Pintura em Porcelana de Brasília, que funcionou até 2023.

Serviço

III Exposição de Pintura Sobre Porcelana

Saiba mais

Para produzir uma obra em porcelana, Rose conta que os materiais são 90% importados. Entre eles, estão as tintas em pó, que são diluídas e preparadas com óleo de copaíba; além disso, é necessária a terebintina e o removedor para limpar os pincéis. Rose explica que a tinta dourada vista em obras de porcelana é, na verdade, ouro em pó.

Por Lindauro Gomes do Jornal de Brasília

Foto: Amanda Karolyne / Jornal de Brasília / Reprodução Jornal de Brasília