Detran-DF publica alteração para emissão carteira de estacionamento especial para autistas

Autorizações poderão ser realizadas pelo site do órgão, por aplicativo ou presencialmente em qualquer unidade do Departamento de Trânsito do DF

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O Governo do Distrito Federal alterou as regras para a emissão de autorização para Credencial de Estacionamento para Pessoas Autistas no DF. A mudança nos procedimentos foi publicada na edição do Diário Oficial do DF (DODF) desta quinta-feira (12/9).

Segundo a Instrução 515 de 2024, do Departamento de Trânsito do DF (Detran-DF), a credencial será emitida em nome da pessoa com autismo, em documento único, autorizando o estacionamento em vaga reservadas para a pessoa com o espectro ou o condutor que o transporte.

A nova credencial terá validade de 10 anos, podendo o Detran-DF pedir a cada cinco anos a declaração de vida do beneficiário. Caso ela seja utilizada de forma incorreta, o documento será recolhido, além de o condutor ser multado. Somente após 90 dias a pessoa com autismo ou seu responsável legal poderá pedir uma nova autorização de estacionamento.

Os interessados em solicitar a autorização de estacionamento para pessoas com o espectro autista poderão o fazer pelo site do Detran-DF (https://portal.detran.df.gov.br), pelo aplicativo do departamento ou em qualquer unidade de forma presencial.

Para aqueles que solicitarem via internet, será pedida uma lista de documentos que comprove a condição de portador do espectro autista. Sendo aprovado, a credencial será enviada por e-mail para o beneficiário ou seu responsável legal. A reprodução ou a impressão de mais de uma autorização poderá ser caracterizada como “uso indevido” e estará sujeita a cancelamento.

Por Suzano Almeida do Jornal de Brasília

Foto: Reprodução Jornal de Brasília