GDF participará de painéis na Campus Party

Servidores da Secretaria de Educação apresentarão temas relacionados à cultura de paz

0
473

A Secretaria de Educação do Distrito Federal (SEEDF), em parceria com Secretaria de Estado de Segurança Pública do DF (SSP-DF) e o Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT), estará presente na Campus Party, nesta quinta-feira (28), para apresentação de painéis voltados para a disseminação e fortalecimento da cultura de paz nas escolas. Com a participação de seis professores da rede pública do DF, temas como cyberbullying e o projeto NaMoral serão abordados nas palestras oferecidas no evento.

O engajamento de órgãos públicos, como a SEEDF, no fortalecimento das ações de cultura de paz em eventos como a Campus Party, que tem como público-alvo estudantes e jovens, é uma oportunidade para pautar temas que perpassam também o zelo pela ética no uso das tecnologias, como no caso do combate ao cyberbullying.

A chefe da Assessoria Especial pela Paz nas Escolas da SEEDF, Ana Beatriz Goldstein, frisou a relevância de levar o projeto NaMoral e temas relacionados ao bullying para o evento: “Trata-se de mais uma estratégia que está sendo utilizada pela Secretaria de Educação para difundir e promover a cultura de paz nas escolas, numa perspectiva de prevenção, dando a oportunidade aos nossos estudantes de vivenciarem games e desafios que tratem de valores éticos e geradores de conexões harmoniosas, além de conhecerem a respeito dos perigos a que estão expostos com o bullying e cyberbullying”.

Projeto NaMoral

O NaMoral foi criado em 2019 para levar às escolas públicas do DF vivências de integridade com o objetivo de desenvolver uma nova cultura. Nos anos de 2020 e 2021, o projeto foi implementado em sua primeira versão virtual, voltada para estudantes universitários. Em 2022, voltou a ser realizado de forma presencial e teve a participação de 12 escolas. Em 2023, foram 24 escolas participantes.

O projeto utiliza ferramentas inovadoras, principalmente de gamificação, que transformam o processo de aprendizagem em um jogo. Ao refletir sobre o impacto das ações diárias, visa desenvolver uma consciência crítica nos jovens, capacitando-os para fazer escolhas alinhadas aos valores que defendem e ao mundo que desejam para si mesmos.

Veja, abaixo, a programação.

→ Tema: Bullying e Cyberbullying
Data: quinta-feira (28)
Local e horário: Palco Serpro, das 14h50 às 15h20
Palestrante: Giancarlos Zuliani, diretor da Escola Superior de Polícia Civil

→ Apresentação do Projeto NaMoral
Data: quinta-feira (28)
Local e horário: Palco Fábrica de Empreendedores , das 15h30 às 16h30
Palestrantes: equipe de professores formadores da Eape.

*Com informações da Secretaria de Educação do Distrito Federal (SEEDF)

Por Agência Brasília

Foto:  Mary Leal/SEEDF / Reprodução Agência Brasília