Inauguração de Espaço Acolher em Ceilândia amplia rede de proteção à mulher

Novo local da Secretaria da Mulher de orientação contra a violência doméstica e familiar realiza acompanhamento psicossocial

0
15

A nova unidade do Espaço Acolher de Ceilândia amplia ações do Governo do Distrito Federal de proteção às mulheres. A inauguração será na terça-feira (5) e faz parte do calendário de ações do GDF, Março Mais Mulher, em comemoração ao Dia Internacional da Mulher (8). Agora, a rede de proteção às mulheres conta com nove unidades de acompanhamento psicossocial dos envolvidos em situação de violência doméstica e familiar no DF.

As unidades atendem a homens e mulheres, das 8h às 18h, envolvidos em situações de agressões doméstica e familiares, o acesso é livre a todos, que de forma espontânea buscam informações e atendimentos sobre as questões de gênero ou são encaminhados pelo Ministério Público. Para a secretária da Mulher, Giselle Ferreira, a implementação de mais um espaço vai ampliar as políticas públicas voltadas à proteção da mulher. “Tratar o homem agressor é mais um passo para acabar com o ciclo da violência. Este novo espaço conta com profissionais capacitados para conscientizarem aos agressores dos tipos de violências cometidas”, destaca Giselle.

Nos locais, as equipes formadas por psicólogos, assistentes sociais e pedagogos realizam os primeiros atendimentos de forma presencial, para criar um vínculo e conhecer a história. Em seguida, são encaminhados para grupos reflexivos, onde são trabalhados temas importantes para fortalecimento das mulheres e responsabilização dos homens.

O novo espaço tem um local designado para as crianças dos atendidos e foi completamente reformado. A fachada recebeu a arte de grafite do artista da cidade convidado Douglas Kordyal. Além disso, agora o espaço tem nova reestruturação para os atendimentos. Foram realizadas nova pintura, troca de esquadrias e manutenção de ar-condicionado, do sistema elétrico, do telhado e do sistema hidrossanitário.

Para o acesso ao serviço, o usuário deverá comparecer ao Espaço Acolher mais próximo com os seguintes documentos: RG e CPF. Além de Ceilândia, as demais unidades estão no Plano Piloto, Brazlândia, Gama, Paranoá, Planaltina, Santa Maria, Sobradinho e Samambaia.

Durante a inauguração serão oferecidos ao público, das 8h às 16h, exames de HPV e informações sobre prevenção do câncer de colo do útero e auriculoterapia – realizados pela Fiocruz, além de corte de cabelo do HW Estúdio e a unidade móvel do Hemocentro para a doação de sangue.

Serviço

Inauguração Espaço Acolher Ceilândia
Dia: 5/3
Horário: 10h
Endereço: QNM 02 CJ. F, Casa 1/3 Ceilândia – ao lado da Caixa D’água.
Contato: 61-98314-0882

*Com informações da Secretaria da Mulher do Distrito Federal (SMDF)

Por Agência Brasília

Foto: Divulgação/Secretaria da Mulher / Reprodução Agência Brasília