HCB reforma espaços para promover atendimento humanista

Novidades nas salas de simulação realística e de espera do centro cirúrgico tiveram apoio do Instituto BRB

0
766

O Hospital da Criança de Brasília José Alencar (HCB) inaugurou, nesta quarta-feira (24), a sala de espera do centro cirúrgico e a sala de simulação realística. Os dois ambientes foram reformados com recursos provenientes de convênio firmado entre o Instituto BRB e o Instituto do Câncer Infantil e Pediatria Especializada (Icipe).

“Queremos acompanhar o HCB, estar junto nessa solução, que foi pensada por tantas cabeças e corações. Confiamos muito no trabalho da equipe, em todas as entregas que são feitas e queremos que essa parceria se solidifique para melhorar a saúde de nossas crianças”, afirma a presidente do Instituto BRB, Leila Republicano.

Acompanhada da diretora social do Instituto BRB, Karina Bruxel, e da diretora de Parcerias, Linara de Oliveira, Republicano pôde conferir os equipamentos adquiridos com verba repassada pelo Instituto BRB para modernizar os aparelhos utilizados na sala de simulação realística. Para a presidente do Icipe, Ilda Peliz, a inauguração da sala “mostra que não houve uma parceria só na construção. O Instituto BRB continua apoiando e acompanhando o hospital. Equipamentos como esses facilitam muito o ensino dos residentes”.

O coordenador da Urologia Pediátrica do HCB, Hélio Buson, destaca a importância da revitalização da simulação realística, visto que ela “é uma das ferramentas que mais se utilizam hoje para prover treinamento sem causar qualquer tipo de risco ao paciente”.

A sala de espera do centro cirúrgico também encantou a equipe do Instituto BRB. Agora, tanto as crianças que se preparam para procedimentos quanto os pais que aguardam o final das cirurgias dos filhos contam com área lúdica, decorada de forma acolhedora. “Precisávamos de um espaço aconchegante. Agora, o acompanhante se sente mais confortável para relaxar, nesse momento em que está mais nervoso, preocupado”, explica a arquiteta do hospital, Daniela Guterres.

Segundo Leila Republicano, a decoração do espaço transparece o cuidado do HCB em ofertar atendimento humanizado em todos os momentos: “Conseguimos enxergar como todas as etapas de um tratamento são carinhosamente pensadas, todo esse cuidado com a espera antes de uma cirurgia, para acolher os pais”.

Andreia Ribeiro é mãe de Isaac Ribeiro e ficou na sala recém-decorada enquanto aguardava o fim da cirurgia do filho. “Aqui, você fica mais tranquila, mesmo com toda a angústia. É um ambiente bem agradável, você fica olhando as cores, tudo bonito, e acalma um pouco”, elogia. Segundo ela, quando Isaac saísse do centro cirúrgico e visse o novo ambiente, também iria gostar: “Ele não vai querer sair dessa sala!”.

O coordenador da Cirurgia Pediátrica do hospital, Acimar da Cunha Júnior, explica que a decoração do ambiente tem impacto na experiência da criança durante o atendimento. “A sala determina um melhor preparo, inclusive psicológico, em que a criança vai trabalhar emoções pré-operatórias; isso é extremamente importante, podemos considerar até como se fosse um pré-anestésico”, diz o médico.

Parceria em investimentos

O Icipe e o Instituto BRB estabeleceram convênio, em 2023, para investimentos no Hospital da Criança de Brasília. Ao todo, R$ 500 mil foram destinados a ações que causem impacto positivo no trabalho do hospital e levem um serviço de cada vez mais qualidade para as crianças e adolescentes com doenças complexas. Segundo a superintendente executiva do HCB, Valdenize Tiziani, “essa contribuição é muito importante. Fazemos o melhor uso do recurso que vem sendo adicionado ao nosso parque tecnológico, com o melhor benefício para nossa equipe e, fundamentalmente, para nossos usuários”.

O aporte do Instituto BRB vem sendo empregado em atualização do parque de tecnologia da informação, trazendo mais qualidade e segurança no atendimento; projeto de musicoterapia; criação de ambiente lúdico e humanizado para a sala de espera do centro cirúrgico; modernização do laboratório de simulação realística; projeto de estruturação do espaço e equipamentos de simulação realística; projeto Rádio Dodói; e projeto de qualificação do serviço de manutenção dos equipamentos mobiliários.

*Com informações do HCB

Por Agência Brasília

Foto: Carolina Bruzzone/ Instituto BRB / Reprodução Agência Brasília