Para oferecer melhor acolhimento e mais conforto às vítimas de violência no Recanto das Emas, a Unidade Básica de Saúde (UBS) 3 adequou um espaço físico para os atendimentos. No local, uma equipe multidisciplinar – formada por duas psicólogas, uma enfermeira, três técnicas e uma assistente social – compõe o Centro de Especialidades para a Atenção às Pessoas em Situação de Violência Sexual, Familiar e Doméstica (Cepav) Amarilis, que já acolheu mais de 400 pessoas neste ano.
“Com esse novo espaço, temos estrutura para atender os pacientes com mais privacidade”, destaca a gestora do Núcleo de Prevenção e Atenção a Situações de Violência (Nupav) da Região de Saúde Sudoeste, Débora Thais Timóteo. No Distrito Federal, há 17 Cepavs disponíveis.
Ao buscar o serviço, a pessoa é acolhida e passa por uma conversa inicial. Esse contato pode ocorrer por uma busca espontânea ou encaminhamento de outros órgãos, como hospitais e emergências, unidades básicas de saúde (UBSs), delegacias de atendimento à mulher e conselhos tutelares.
A gestora do Nupav Sudoeste reforça que é importante a população saber onde pode procurar apoio. “É fundamental que saibam que existe assistência, onde ela está e que há uma maneira de sair da situação. O nosso objetivo é trilhar caminhos melhores para essa parcela da sociedade [que sofre violência].”
No contato inicial, a equipe realiza um trabalho de escuta para entender a situação do paciente e identificar os tipos de cuidados físicos e psíquicos necessários. A partir dessa avaliação, ocorrem atendimentos individuais agendados, preferencialmente em sessões quinzenais, junto à equipe do Cepav.
Nomes de flores
Cada Cepav do DF é identificado com nomes de flores e plantas. A da UBS 3 do Recanto das Emas, por exemplo, é a Amarilis, uma flor brasileira, muito resistente ao clima tropical e também conhecida como açucena ou flor da imperatriz.
Os centros são coordenados pelo Nupav de cada Região de Saúde e estão amparados na Rede de Atenção às Pessoas em Situação de Violência do DF (RAV). O Nupav Sudoeste engloba três Cepavs: Amarilis (Recanto das Emas), Azaleia (Taguatinga, Vicente Pires, Arniqueiras, Águas Claras e 26 de setembro) e Orquídea, que fica no Hospital Regional de Samambaia (HRSam).
As unidades oferecem acompanhamento a todos que buscarem ou forem encaminhados ao serviço. Mas algumas possuem público-alvo específico, como o Cepav Caliandra, situado no Adolescentro, na Asa Sul, que fornece apoio aos adolescentes vítimas de violência, e o Cepav Alecrim, no Hospital Regional da Asa Norte, que recebe adultos ofensores encaminhados pelo Judiciário.
Confira aqui (https://www.saude.df.gov.br/carta-servicos-violencia/) os locais e horários de funcionamento das unidades Cepavs.
Por Jornal de Brasília
Foto: Divulgação / Reprodução Jornal de Brasília













